Missão Institucional


MISSÃO

“Promover na Região Metropolitana de Salvador ensino de graduação, pós-graduação e atividades correlatas, em uma concepção de formação para a cidadania, excelência profissional e visão empreendedora, assim como contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região”.

Para o alcance da missão, é imprescindível:

  • Oferecer à comunidade um Ensino Superior de qualidade por meio da promoção das condições necessárias a uma educação ampla e consistente;
  • Promover as condições necessárias para a formação de egressos investigativos que dominem de forma consistente as competências e habilidades de sua área, capazes, portanto, de refletir sobre as principais questões de sua área, identificando problemas e apontando soluções;
  • Estimular a atividade de iniciação científica, garantindo a produção do saber, sob a mediação docente;
  • Oportunizar as atividades de extensão, como forma de contribuir para uma formação voltada ao compromisso social, assim como contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região;
  • Formar um profissional comprometido com o desenvolvimento de sua área, com visão interdisciplinar e generalista, com habilidades essenciais, quais sejam: técnicas, humanas, conceituais e heurísticas, que atendam às características exigidas pelas ciências, voltadas para a realidade profissional, preparado para liderar mudanças e transformações locais, regionais e globais.

 

VISÃO

A visão permite delimitar a situação da instituição, partindo do ponto atual para um horizonte futuro, adaptando-se continuamente as demandas oriundas das transformações sociais, ou seja, é a declaração de um desejo coletivo a ser alcançado, a médio e a longo prazo, que reflete o atendimento as necessidades educacionais e sociais.

Neste sentido a visão da instituição é:

“Transformar-se em um Centro Acadêmico reconhecido na Região Metropolitana de Salvador, pela excelência em seus projetos, disseminando o saber, preservando as características étnico-culturais e ambientais, interagindo com a comunidade e com seu quadro de profissionais”.

 

VALORES

Os valores da Instituição, são ideais fundamentais, em torno das quais a organização foi construída. Representam as convicções, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas na instituição acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Inspiram o comportamento dos que atuam na instituição, e são norteadores da gestão estratégica.

A instituição acredita que o desempenho da missão tem base nos seguintes valores, que devem ser exercitados no comportamento cotidiano:

São os valores pétreos da instituição:

  • Democracia;
  • Responsabilidade;
  • Liberdade;
  • Justiça;
  • Respeito à ética;
  • Flexibilidade;
  • Solidariedade;

 

OBJETIVOS E FINALIDADES

A Faculdade Metropolitana de Camaçari propõe-se a desenvolver os seguintes objetivos, na forma como consta em seu Regimento Interno.

A Faculdade Metropolitana de Camaçari tem como objetivo promover o ensino, a prática investigativa e a extensão em nível superior, mediante cursos e serviços correlatos. Cabendo à Instituição assegurar práticas acadêmicas que tenham por finalidade:

I – Estimular práticas acadêmicas que busquem a criatividade e o desenvolvimento do pensamento reflexivo;

II – Desenvolver os diferentes cursos da IES visando a formação de profissionais aptos a integrar a sociedade vigente e capazes de colaborar na sua formação contínua.

III – Promover atividades didático-científicas, visando o desenvolvimento tecnológico e científico através de práticas acadêmicas.

IV – Desenvolver atividades culturais visando a divulgação do processo de conhecimento através do ensino, práticas investigativas e extensão, assegurando a integração entre a IES e a comunidade.

V – Promover o desenvolvimento de cursos e de realização de trabalhos na IES, onde os sentidos de continuidade e de atualização se constituam em elementos fundamentais na formação do sujeito aprendente.

VI – Desenvolver atividades na IES, assegurando um sistema de relação, contextualizada e em consonância com as necessidades particulares nacionais e regionais.

VII – Promover trabalhos de natureza extensionista, visando à difusão da produtividade do saber construído na IES.

VIII – Promover estudos e atividades relacionadas à defesa do patrimônio histórico cultural, dos direitos humanos e da educação ambiental, bem como o estudo e a divulgação, pelas suas publicações e meios de radiodifusão, das soluções dos problemas brasileiros, regionais e nacionais, enquanto relacionados com o currículo e objetivos de seus cursos, além de outros de interesse de sua comunidade.

 

METAS E AÇÕES

Considerando as políticas constantes no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), na vigência 2017-2021, consideram-se, em síntese, os eixos quantificadores das metas, na forma abaixo:

As metas previstas para o alcance dos objetivos institucionais gerais e para o período de vigência deste PDI, abrangem a implantação da FAMEC, com a efetiva estruturação dos processos didáticos e acadêmicos e a oferta de cinco cursos de graduação; e a consolidação e expansão institucional, o que exige a ampliação, adequação e implementação dos procedimentos processuais, acadêmicos e a oferta de novos cursos e programas.

Na vigência deste PDI, os eixos estratégicos, para sua estruturação em metas, são:

1- EIXO I – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

2- EIXO II – DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

3- EIXO III – POLÍTICAS ACADÊMICAS

4- EIXO IV- CORPO SOCIAL – POLÍTICAS DE GESTÃO

5- INFRAESTRUTURA