Pedagogia – Licenciatura


10-2Reconhecido pela Portaria SERES 1093/2015 de 30/12/2015

Vagas: 50 Vespertino              50 Noturno

Duração: 8 semestres

Coordenador:

Formação:

Contato: pedagogia@famec.edu.br

 

O CURSO

O curso de Pedagogia oferecido pela FAMEC é voltado para a escola e para a empresa, com duração de quatro anos, tendo como finalidade formar profissionais com uma visão crítica e transformadora do fazer pedagógico. O objetivo maior do curso oferecido pela FAMEC é integrar a ação docente, a gestão, a pesquisa e a extensão no espaço institucional bem como nos diversos campos oferecidos por uma sociedade complexa em constante transformação. Este curso atende as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. O seu currículo inclui disciplinas práticas e teóricas que  contribuem  para a formação de um profissional capaz de atuar tanto no âmbito escolar quanto empresarial, pois a gestão de pessoas e a gestão de conhecimento constituem-se no eixo norteador da formação deste profissional diferenciado.

 

OBJETIVOS

O curso de Pedagogia, aqui proposto, objetiva formar um pedagogo que articule a dupla dimensão: docência e gestão educacional orientado pela pesquisa como princípio educativo; capaz de avaliar as políticas educacionais; diagnosticar, propor, executar, acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares, nos movimentos sociais, nas Organizações não Governamentais- ONGS e nas empresas.

 

Concebida assim, esta dupla dimensão será materializada pela:

  • Docência- entendida como base da formação do pedagogo, contribuirá para que ele atue na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio Modalidade Normal, em instituições de ensino formal e não formal;

 

  • Gestão em educação- compreendida como conjunto de conhecimentos e ações que fomentam a participação democrática no âmbito dos sistemas e das instituições que lidam direta ou indiretamente com educação, ampliando, assim, a atuação para além do espaço da sala de aula e da escola. Os conhecimentos sobre gestão oferecidos pelo curso possibilitarão ao pedagogo a reflexão sobre as possibilidades de vir a exercer funções como: gestor educacional, coordenador pedagógico, orientador educacional, coordenador de projetos e funções correlatas nas instituições de ensino e de educação profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas na quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

 

OBJETIVO GERAL

 

Formar o pedagogo que articule a dupla dimensão: docência e gestão educacional orientado pela pesquisa como princípio educativo; capaz de avaliar as políticas educacionais; diagnosticar, propor, executar, acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares, nos movimentos sociais, nas Organizações não Governamentais, ONGS e nas empresas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Atuar na Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio modalidade normal em instituições de ensino Formal e Não Formal;

 

  • Fomentar a participação no âmbito dos sistemas e das instituições que lidam direta ou indiretamente com educação ampliando assim a atuação para além do espaço da sala de aula.

 

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Pedagogia, aqui proposto, desenha o perfil do pedagogo com o docente para a educação básica e como profissional da educação, atuando na gestão educacional, na organização de sistemas e unidades educacionais; na elaboração, implementação e avaliação de projetos educacionais, elegendo a prática docente e a gestão educacional como focos de reflexão e da produção de conhecimento, incorporando a pesquisa como princípio educativo.

O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

  • Atuar com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Educar crianças, jovens e adultos de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual e social;
  • Promover o desenvolvimento de aprendizagens em crianças da Educação Básica, assim como aqueles que não tiveram a oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não – escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos na suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico- raciais, econômicas, culturais, religiosas e políticas;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico- racial, de gêneros, faixas etárias, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não- escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre a realidade sociocultural onde os alunos desenvolvem suas experiências não- escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios; sobre a organização do trabalho educativo e práticas, utilizando os instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Conhecer as determinações legais inerentes à formação do educador aplicando-as corretamente no seu fazer pedagógico.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O profissional a ser formado deve estar apto para analisar problemas e apresentar habilidades específicas próprias do saber educativo. Dentre os conhecimentos e competências a serem apresentadas pelo estudante ao final de sua formação no Curso de Pedagogia, destacamos alguns em prioridade, a saber:

  • Mostrar compreensão da complexidade que rege as relações entre educação e a realidade social em suas diferentes manifestações;
  • Manifestar conhecimentos relativos ao campo da educação no Brasil, bem como no domínio dos fundamentos das Ciências Humanas;
  • Ser capaz de atuar no exercício do magistério, na educação infantil, nas séries iniciais do fundamental, bem como na gestão de processos educativos formal e não- formal;
  • Produzir e difundir conhecimentos no campo educacional, participando de debates, seminários e de trabalhos científicos, articulados à sua formação de professor pesquisador;
  • Ser capaz de organizar, planejar, coordenar, acompanhar e avaliar diferentes sistemas de ensino e processos educativos escolares e não – escolares;
  • Analisar e/ ou elaborar políticas públicas na área de educação;
  • Elaborar projeto pedagógico relacionando as atividades as atividades de ensino e administração, norteado por valores coletivos como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
  • Atender aos estudantes com necessidades especiais em diferentes níveis da organização escolar, assegurando seus direitos de cidadania;
  • Atuar no exercício da docência da educação de jovens e adultos;
  • Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias de informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Analisar o espaço educativo como um lugar de formação de sujeitos, orientado pela ética dos direitos humanos e pela organização democrática da sociedade;
  • Propor respostas criativas aos problemas educacionais e socioculturais, apresentando medidas que visem superar a exclusão social e melhorias na qualidade de ensino;
  • Articular o saber acadêmico, a pesquisa e a prática educativa referenciada pelas dimensões ética e estética, para pensar as relações e tensões presentes no exercício profissional em âmbitos escolares e não- escolares;
  • Desenvolver uma estrutura de aprendiz com disposição permanente para atualizar-se e transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional;

Ser capaz de adaptar-se e lidar com as rápidas mudanças no ambiente e com os novos processos organizacionais no campo da educação.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

1º Período – Eixo: Educação e Sociedade

Componentes Curriculares Teórica Prática Estágio Total Pré-Requistos
Antropologia 40     40  
Bases Epistemológicas da Ciência da Educação 60     60  
Português 80     80  
Fundamentos Ético-filosoficos da Educação 60     60  
Metodologia Cientifica 60     60  
Psicologia do Desenvolvimento 30 30   60  
Subtotal 330 30   360  

2º Período

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total  
Filosofia 60     60 Fundamentos Ético-Filosóficos da Educação
Sociologia 40     40  
História da Educação 60     60  
Leitura e Produção  Textual 60     60  
Psicologia da Aprendizagem 30 30   60 Psicologia do Desenvolvimento
Relações Humanas 30 30   60  
Subtotal 280 60   340  

3º Período – Eixo: Gestão e Organização do Ensino

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total  
Currículo e Avaliação 60 30   90  
Educação e Tecnologias 60   60  
Fundamentos da Didática 30 30   60  
Optativa 60   60  
Pesquisa e Prática Pedagógica I 60 30   90 Psicologia da Aprendizagem
Políticas da Educação Básica e Organização do Ensino 30 30   60  
Subtotal 300 120   420  

4º Período

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total  
Fundamentos e Prática Pedagógica na Alfabetização 30 30   60 Fundamentos da Didática
Fundamentos e Prática Pedagógica na Educação Infantil 30 30   60 Fundamentos da Didática
Optativa 60   60  
Pesquisa e Prática Pedagógica II 60 30   90 Pesquisa e Prática Pedagógica I
Planejamento e Ensino da Prática docente 60 30   90 Fundamentos da Didática
Princípio e Método da Gestão Educacional 60   60  
Subtotal 300 120   420

5º Período – Eixo: Formação do Educador e Prática Docente

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total  
Educação e Ludicidade 60   60  
Fundamentos e Prática Pedagógica da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 30 30   60 Planejamento da Prática Docente
Fundamentos e Prática Pedagógica de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 30 30   60 Planejamento da Prática Docente
Fundamentos e Prática Pedagógica de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 30 30   60 Planejamento da Prática Docente
Gestão da Educação 90   90  
Pesquisa e Prática Pedagógica III 60 30   90 Pesquisa e Prática Pedagógica I e II
Subtotal 300 120   420  

6º Período

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total  
 Fundamentos e Prática Pedagógica da Educação de Jovens e a Adultos 30 30   60 Fundamentos da Didática
Educação Especial 60 30   90  
Fundamentos e Prática Pedagógica de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60 30   90 Planejamento da Prática docente
Fundamentos e Prática Pedagógica de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60   60 Planejamento da Prática docente
Linguagem e Educação 60   60  
Métodos Quantitativos e Educação 30 30   60 Fundamentos de Gestão da Educação
Subtotal 300 120   420  

7º Período – Eixo: Práxis Pedagógica

Componentes Curriculares Teórica Prática Estágio Total  
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais 30 30   60  
Pesquisa e Educação 60 60   120  
Subtotal 90 90   180  
Estágio em Gestão da Educação 20 20 20 60 Planejamento da Prática Docente
Estágio Supervisionado I 120 120 Planejamento da Prática Docente
Total do Semestre 110 110 140 360  

8º Período

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total  
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso 30 60   90 Pesquisa em Educação
Subtotal 30 60   90  
Estágio Supervisionado II 120 120 Estágio Supervisionado I

Estágio em Gestão da Educação

Total do Semestre 30 60 120 210  
RESUMO Teórica Prática   Total  
Componentes Curriculares – Disciplinas 1.950 740 2.690  
Estágio Supervisionado 20 20 260 300  
Atividades Complementares       200  
TOTAL GERAL DO CURSO 1.970 760 260 3.190