Pedagogia – Licenciatura


banner-siteprancheta-8Renovação reconhecimento Portaria MEC nº. 917 de 27/12/2018

Vagas: 50 Vespertino              50 Noturno

Duração: 8 semestres

Coordenador: Profª Me. Claudia Opa

Contato: pedagogia@famec.edu.br

 

O CURSO

O curso de Pedagogia oferecido pela FAMEC é voltado para a escola e para a empresa, com duração de quatro anos, tendo como finalidade formar profissionais com uma visão crítica e transformadora do fazer pedagógico. O objetivo maior do curso oferecido pela FAMEC é integrar a ação docente, a gestão, a pesquisa e a extensão no espaço institucional bem como nos diversos campos oferecidos por uma sociedade complexa em constante transformação. Este curso atende as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. O seu currículo inclui disciplinas práticas e teóricas que  contribuem  para a formação de um profissional capaz de atuar tanto no âmbito escolar quanto empresarial, pois a gestão de pessoas e a gestão de conhecimento constituem-se no eixo norteador da formação deste profissional diferenciado.

 

OBJETIVOS

O curso de Pedagogia, aqui proposto, objetiva formar um pedagogo que articule a dupla dimensão: docência e gestão educacional orientado pela pesquisa como princípio educativo; capaz de avaliar as políticas educacionais; diagnosticar, propor, executar, acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares, nos movimentos sociais, nas Organizações não Governamentais- ONGS e nas empresas.

 

Concebida assim, esta dupla dimensão será materializada pela:

  • Docência- entendida como base da formação do pedagogo, contribuirá para que ele atue na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio Modalidade Normal, em instituições de ensino formal e não formal;

 

  • Gestão em educação- compreendida como conjunto de conhecimentos e ações que fomentam a participação democrática no âmbito dos sistemas e das instituições que lidam direta ou indiretamente com educação, ampliando, assim, a atuação para além do espaço da sala de aula e da escola. Os conhecimentos sobre gestão oferecidos pelo curso possibilitarão ao pedagogo a reflexão sobre as possibilidades de vir a exercer funções como: gestor educacional, coordenador pedagógico, orientador educacional, coordenador de projetos e funções correlatas nas instituições de ensino e de educação profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas na quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

 

OBJETIVO GERAL

 

Formar o pedagogo que articule a dupla dimensão: docência e gestão educacional orientado pela pesquisa como princípio educativo; capaz de avaliar as políticas educacionais; diagnosticar, propor, executar, acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares, nos movimentos sociais, nas Organizações não Governamentais, ONGS e nas empresas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Atuar na Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio modalidade normal em instituições de ensino Formal e Não Formal;

 

  • Fomentar a participação no âmbito dos sistemas e das instituições que lidam direta ou indiretamente com educação ampliando assim a atuação para além do espaço da sala de aula.

 

PERFIL DO EGRESSO

O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Parágrafo único. Para a formação do licenciado em Pedagogia é central: I – o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; II – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional; III – a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

  • planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
  • planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
  • produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O profissional a ser formado deve estar apto para analisar problemas e apresentar habilidades específicas próprias do saber educativo. Dentre os conhecimentos e competências a serem apresentadas pelo estudante ao final de sua formação no Curso de Pedagogia, destacamos alguns em prioridade, a saber:

  • Mostrar compreensão da complexidade que rege as relações entre educação e a realidade social em suas diferentes manifestações;
  • Manifestar conhecimentos relativos ao campo da educação no Brasil, bem como no domínio dos fundamentos das Ciências Humanas;
  • Ser capaz de atuar no exercício do magistério, na educação infantil, nas séries iniciais do fundamental, bem como na gestão de processos educativos formal e não- formal;
  • Produzir e difundir conhecimentos no campo educacional, participando de debates, seminários e de trabalhos científicos, articulados à sua formação de professor pesquisador;
  • Ser capaz de organizar, planejar, coordenar, acompanhar e avaliar diferentes sistemas de ensino e processos educativos escolares e não – escolares;
  • Analisar e/ ou elaborar políticas públicas na área de educação;
  • Elaborar projeto pedagógico relacionando as atividades as atividades de ensino e administração, norteado por valores coletivos como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
  • Atender aos estudantes com necessidades especiais em diferentes níveis da organização escolar, assegurando seus direitos de cidadania;
  • Atuar no exercício da docência da educação de jovens e adultos;
  • Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias de informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Analisar o espaço educativo como um lugar de formação de sujeitos, orientado pela ética dos direitos humanos e pela organização democrática da sociedade;
  • Propor respostas criativas aos problemas educacionais e socioculturais, apresentando medidas que visem superar a exclusão social e melhorias na qualidade de ensino;
  • Articular o saber acadêmico, a pesquisa e a prática educativa referenciada pelas dimensões ética e estética, para pensar as relações e tensões presentes no exercício profissional em âmbitos escolares e não- escolares;
  • Desenvolver uma estrutura de aprendiz com disposição permanente para atualizar-se e transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional;

Ser capaz de adaptar-se e lidar com as rápidas mudanças no ambiente e com os novos processos organizacionais no campo da educação.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

1º Período – Eixo: Educação e Sociedade

Componentes Curriculares Teórica Prática Estágio Total Pré-Requistos
Antropologia 40 40
Bases Epistemológicas da Ciência da Educação 60 60
Português 80 80
Fundamentos Ético-filosoficos da Educação 60 60
Metodologia Cientifica 60 60
Psicologia do Desenvolvimento 30 30 60
Subtotal 330 30   360

2º Período

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total
Filosofia 60 60 Fundamentos Ético-Filosóficos da Educação
Sociologia 40 40
História da Educação 60 60
Leitura e Produção  Textual 60 60
Psicologia da Aprendizagem 30 30 60 Psicologia do Desenvolvimento
Relações Humanas 30 30 60
Subtotal 280 60   340

3º Período – Eixo: Gestão e Organização do Ensino

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total
Currículo e Avaliação 60 30 90
Educação e Tecnologias 60 60
Fundamentos da Didática 30 30 60
Optativa 60 60
Pesquisa e Prática Pedagógica I 60 30 90 Psicologia da Aprendizagem
Políticas da Educação Básica e Organização do Ensino 30 30 60
Subtotal 300 120   420

4º Período

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total
Fundamentos e Prática Pedagógica na Alfabetização 30 30 60 Fundamentos da Didática
Fundamentos e Prática Pedagógica na Educação Infantil 30 30 60 Fundamentos da Didática
Optativa 60 60
Pesquisa e Prática Pedagógica II 60 30 90 Pesquisa e Prática Pedagógica I
Planejamento e Ensino da Prática docente 60 30 90 Fundamentos da Didática
Princípio e Método da Gestão Educacional 60 60
Subtotal 300 120   420

5º Período – Eixo: Formação do Educador e Prática Docente

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total
Educação e Ludicidade 60 60
Fundamentos e Prática Pedagógica da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 30 30 60 Planejamento da Prática Docente
Fundamentos e Prática Pedagógica de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 30 30 60 Planejamento da Prática Docente
Fundamentos e Prática Pedagógica de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 30 30 60 Planejamento da Prática Docente
Gestão da Educação 90 90
Pesquisa e Prática Pedagógica III 60 30 90 Pesquisa e Prática Pedagógica I e II
Subtotal 300 120   420

6º Período

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total
 Fundamentos e Prática Pedagógica da Educação de Jovens e a Adultos 30 30 60 Fundamentos da Didática
Educação Especial 60 30 90
Fundamentos e Prática Pedagógica de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60 30 90 Planejamento da Prática docente
Fundamentos e Prática Pedagógica de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60 60 Planejamento da Prática docente
Linguagem e Educação 60 60
Métodos Quantitativos e Educação 30 30 60 Fundamentos de Gestão da Educação
Subtotal 300 120   420

7º Período – Eixo: Práxis Pedagógica

Componentes Curriculares Teórica Prática Estágio Total
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais 30 30 60
Pesquisa e Educação 60 60 120
Subtotal 90 90   180
Estágio em Gestão da Educação 20 20 20 60 Planejamento da Prática Docente
Estágio Supervisionado I 120 120 Planejamento da Prática Docente
Total do Semestre 110 110 140 360

8º Período

Componentes Curriculares Teórica Prática   Total
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso 30 60 90 Pesquisa em Educação
Subtotal 30 60   90
Estágio Supervisionado II 120 120 Estágio Supervisionado I

Estágio em Gestão da Educação

Total do Semestre 30 60 120 210
RESUMO Teórica Prática   Total
Componentes Curriculares – Disciplinas 1.950 740 2.690
Estágio Supervisionado 20 20 260 300
Atividades Complementares       200
TOTAL GERAL DO CURSO 1.970 760 260 3.190