Educação Física – Bacharelado


banner-siteprancheta-12Autorizado Portaria Nº – 566, de 27 de Setembro de 2016

Duração: 08 semestres

PERFIL DO EGRESSO – EDUCAÇÃO FÍSICA

Considerando a concepção e objetivos propostos para o curso de Bacharelado em Educação Física, da Faculdade Metropolitana de Camaçari, FAMEC, o egresso do curso deve assumir uma

prática social transformadora, da qualidade de vida e saúde dos cidadãos. Para tanto, este profissional deve estar apto para o planejamento de projetos e programas de Educação Física, atividades físicas, esporte e lazer, de maneira autônoma, buscando o desenvolvimento da cidadania e qualidade de vida dos vários grupos sociais atendidos. Deve ter competências para assumir posturas em que a cultura corporal, patrimônio da Educação Física, seja plenamente assimilada. Também, essencial o pleno domínio dos diversos saberes propostos na organização curricular, que serão favorecidas pelas atividades de ensino, práticas de investigação e extensão.  O egresso do curso deve dominar plenamente os processos de desenvolvimento humano, nos aspectos psicológico, cultural, sociológico e biológico, de forma contextual e completa. Em síntese, o  egresso do curso deve possuir o seguinte perfil profissional:

–   visão de formação humanista, ética, crítica e reflexiva;

–  intervenção profissional que se fundamenta na competência técnica, em pressupostos científicos, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável;

– profissional apto a intervir em diferentes espaços sociais e grupos populacionais, por meio das manifestações e expressões do movimento humano;

– atuar visando ao rendimento físico-esportivo, à prevenção, promoção e reabilitação da saúde e à adoção de um estilo de vida fisicamente ativo;

– ter visão de gestão, liderança, comunicação e de atuação em equipes multidisciplinares;

– ter visão da necessidade de educação continuada.

Tendo em vista o perfil de egresso almejado para o curso, no decorrer da formação, o graduando deverá adquirir as seguintes competências e habilidades:

– Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins;

– Orientar-se por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

– Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade e a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

– Dominar os conhecimentos dos campos da prevenção de problemas de agravo, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer; da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, alem de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

– Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.

– Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas de forma intervir adequadamente, por meio de programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos.

– Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física.

 

– Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada, com o propósito de continua atualização e produção científica.

– Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins.

Na região Metropolitana de Camaçari este profissional encontra amplo espaço de atuação profissional, dada as características loco – regionais, conforme já destacadas nos contextos do Curso. Há uma demanda reprimida por este profissional, posto a região não contar com nenhum curso de Educação Física, na modalidade bacharelado.