Extensão


extensao

 

Atividades de Extensão Universitária

A extensão universitária é processo educativo, cultural e científico que articula ensino e a pesquisa de maneira indissociável e possibilita uma relação transformadora entre faculdade e sociedade. Seu principal papel é integrar a faculdade com as comunidades externas. Sua função social é propor e executar práticas aplicando o saber acadêmico possibilitando melhorias na vida em sociedade.
A extensão universitária vem se consolidando no espaço da instituição através das práticas desenvolvidas nos diversos núcleos existentes na Faculdade.

Psicologia do Desenvolvimento e Processos Educativos

• Psicologia do Desenvolvimento
• Psicologia da Educação
• Ludicidade no processo de aprendizagem
• Psicologia da Sexualidade e gênero
• Psicologia da Aprendizagem
• Dependência Química na sociedade contemporânea
• Violência intra-familiar e escolar
• Psicologia da inclusão escolar
• Proposta e análise de projetos de intervenção

A Psicopedagogia na Perspectiva Holística, Aplicada à Escola e à Empresa

• Aprendizagem e Holismo
• Dificuldades de Aprendizagem
• Qualidade de Vida nas Organizações Empresa/Escola
• Liderança no Cotidiano das Organizações Empresa/Escola
• Criatividade nos Processos Organizacionais
• Conscienciologia Integrativa nas Organizações

Docência na Educação Básica e Gestão do Conhecimento

• As Novas Linguagens e o Uso de Tecnologia da Educação
• Currículo e Interdisciplinaridade
• Estudo Relacional: Teoria da Aprendizagem e Metodologia de Ensino
• Planejamento e Projeto Político Pedagógico
• Desenvolvimento de Competências e Habilidades na Educação Básica
• Avaliação Educacional

O Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem: Uma Relação Necessária

• Brincando e Aprendendo com a Língua Portuguesa
• Fazendo Matemática numa Perspectiva Lúdica
• Os Jogos e as Brincadeiras na Prática Educativa das Ciências Humanas
• Vivenciando as Ciências Naturais a Partir de uma Proposta Lúdica
• O Lúdico na Construção dos Vínculos Interpessoais

Formação do Educador na Contemporaneidade

• A Prática Reflexiva da Educação Inclusiva
• Formação do Professor para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
• Gestor Educacional e a Prática Educativa
• O Educador na Era da Informação e da Comunicação

Enfrentando Mudanças, Fazendo a diferença: Uma Proposta de Formação de Professores

• Formação do Educador nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
• Formação do Educador na Educação Infantil (Bases Teórico-Práticas)
• Formação de Educadores para a Educação de Jovens e Adultos
• Gestão Educacional

Professor: A Sua Formação Está Aqui

• Os Caminhos da Docência na Educação Básica
• Dimensão Teórico-Prática do Fazer Pedagógico na Educação Básica
• Perspectiva Relacional do Saber/Ser e do Saber/Fazer na Educação Básica
• O Papel das Metodologias de Ensino na Prática da Sala de Aula na Educação Básica
• O Projeto de Aprendizagem como Instrumento de Gestão do Fazer Escolar na Educação Básica
• O Papel Da Supervisão Educacional / Coordenação Pedagógica Na Educação Básica
• A Dimensão Sócio-Política da Família no Cotidiano Escolar
• A Questão da Indisciplina na Educação Básica
• Mudança da Prática Pedagógica na Educação Básica – Uma Perspectiva Democrática
• Gestão do Projeto Político-Pedagógico nos Espaços Educativos
• Avaliação de Aprendizagem
• Aprendizagem e Ludicidade na Educação Básica

Diversidade e Inclusão no Espaço Educativo

• Construindo a Escrita através de Múltiplas Linguagens
• O Ensino Fundamental de Nove Anos: Desafios e Perspectivas
• A Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais
• Educação Especial: Mitos e Verdades
• Desafios do Gestor Pedagógico para a Construção de Uma Escola Cidadã
• Concepções Teórico-Práticas da Gestão Educacional
• Alfabetização de Jovens e Adultos: Ressignificando o Saber/Fazer na Escola
• Alfabetização de Jovens e Adultos – Teoria e Prática

Técnicas de Negociação

• A arte de negociar:
• Conceito e princípios de negociação;
• Fatores que influenciam as negociações;
• Etapas do processo de negociação;
• Estilos de negociadores
• Habilidades capitais do negociador;
• As principais regras para uma eficaz negociação;

Formação de Preço de Venda

• Elementos de formação de preços
• Métodos de custeio e formação de preço de venda
• Definição de preço de venda
• Outras avaliações financeiras
• Elaboração de uma estrutura gerencial de resultados

Formação em Gestão Empreendedora

• Conceito e contextualização do empreendedorismo
• Características do Comportamento Empreendedor
• Características de Gestão Empreendedora
• Fases do processo empreendedor
• Elaboração do Plano de Negócios – ferramenta do empreendedor

Logística Integrada

• Gestão de materiais e logística de compras
• Gestão de marketing e logística de vendas
• Gestão e logística da produção
• Tecnologia da informação aplicada à logística

Gestão de Custos, Despesas e Finanças

• Definição de Gestão de Custos e Finanças
• Controle interno de custos e despesas
• Conceitos e características do Fluxo de caixa e do Capital de Giro
• Funções essenciais de planejamento e controle, diagramas do fluxo de caixa e do Capital de Giro
• Causas da falta de recursos e equilíbrio financeiro
• Fluxo de caixa diário
• Fluxo de Caixa de ingressos e de desembolsos
• Fluxo de Caixa operacional e extra-operacional
• Controle de desembolsos
• Controle de recebimentos
• Conciliação bancária
• Índices de liquidez
• Fluxo de Caixa e estudo preliminar de alternativas de investimento

O Fazer Pedagógico no Cotidiano Escolar

• A Formação do Gestor Pedagógico para a Organização e Materialização do Ensino da Língua Portuguesa e da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
• A Gestão do Ensino e a Dinâmica Pedagógica no Exercício da Estruturação da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
• A Formação do Gestor Pedagógico para a Organização e Materialização do Ensino das Ciências Sociais e da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
• A Gestão do Ensino e a Dinâmica Pedagógica no Exercício da Estruturação da Matemática, da Natureza e Sociedade na Educação Infantil

Administração Eficaz do Tempo

• Planejamento e organização pessoal
• As conseqüências da má administração do tempo
• Principais elementos causadores de perda de tempo
• Hábitos pessoais de trabalho: uso de informações, atividades simultâneas, procrastinação
• Planejamento eficaz: definição de metas claras, planos diários, determinação de prioridades
• Comunicação eficaz como elemento facilitador para o gerenciamento do tempo na organização
• Desenvolvendo e cultivando hábitos eficazes para melhor uso do tempo
• A importância da delegação de atividades e o trabalho em equipe como fator de otimização do tempo
• Como fazer do seu estilo organizacional um aliado na administração do seu tempo