Segunda turma de pós-graduação em Enfermagem Obstétrica inicia as aulas


Na manhã deste sábado (19/08), foram iniciadas as aulas da segunda turma do curso de pós graduação do curso da UniFamec, na área de Enfermagem Obstétrica.

Os alunos foram recebidos comum café da manhã pelos professores, colaboradores e coordenadores da instituição. A expectativa dos alunos é de grandes ensinamentos e acúmulo de conhecimento para aplicação na sua área de trabalho.

whatsapp-image-2023-08-21-at-22-07-51 whatsapp-image-2023-08-21-at-22-07-52

Com grande participação, UniFamec Criativa realiza aula inaugural falando sobre Chat GPT


Para iniciar os trabalhos do projeto UniFamec Criativa do semestre 2023.2, a instituição trouxe para o ambiente virtual uma palestra sobre o ChtaGPT. A aula inaugural da iniciativa agregou muitos alunos, tornando o evento um sucesso.

Quem ministrou a palestra foi a doutora em Linguística, Isadora Machado, falando sobre a produção de textos acadêmicos na plataforma de inteligência artificial. Participaram da atividade mais de 250 alunos, que estiveram atentos durante toda a aula.

UNIFAMEC CRIATIVA

A UniFamec Criativa é iniciativa acadêmica na qual todos os alunos dos cursos de graduação escolhem um tema dentro de sua área de estudo para desenvolverem um projeto por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Muitos dos projetos desenvolvidos pelos alunos são utilizados por grandes e pequenas empresas de Camaçari.

 

whatsapp-image-2023-08-21-at-21-51-08-1 whatsapp-image-2023-08-21-at-21-51-08-2

Reitoria e professores se reúnem para apresentação de planos e metas do segundo semestre


 

O clima de volta às aulas não toma conta somente dos alunos. Professores e reitoria se reuniram na manhã deste sábado para uma conversa sobre planejamento e metas para o semestre 2023.2.

De acordo com a reitora Celene Oliveira, o momento também é de interação entre os docentes. “Além de apresentarmos o resultado de todo o nosso trabalho durante o primeiro semestre e o que vamos planejar para este semestre, o momento também é para conhecermos um pouco mais uns aos outros e apresentarmos os novos profissionais que vão participar da nossa família UniFamec”, explicou a reitora.

Além dos planejamentos formulados, os professores trocaram ainda diversas ideias para metodologias em sala de aula, com o objetivo de ofertar o melhor ensino para todos os alunos da instituição.

 

whatsapp-image-2023-08-08-at-20-15-44 whatsapp-image-2023-08-08-at-20-15-45 whatsapp-image-2023-08-08-at-20-15-45-1

whatsapp-image-2023-08-08-at-20-15-46 whatsapp-image-2023-08-08-at-20-15-47 whatsapp-image-2023-08-08-at-20-15-47-1

Museu Vivo expõe projetos inovadores de alunos da UniFamec nesta sexta-feira


 

Já tradicional no calendário acadêmico do Centro Universitário UniFamec, acontece nesta sexta-feira (16/06), a partir das 18h30, o Museu Vivo, evento que apresenta o resultado do trabalho dos alunos da instituição, envolvidos no projeto UniFamec Criativa. São mais de 30 projetos envolvendo os cursos de Administração, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Direito.

O Museu Vivo será a oportunidade dos estudantes mostrarem a finalização dos seus projetos. A abertura do evento se dará com a fala da Reitora Celene Oliveira, além dos coordenadores e orientadores. Após a introdução serão iniciadas as apresentações, que passarão para a análise dos docentes.

De acordo com a Reitoria, muitos trabalhos realizados tornam-se, de fato, projetos que vão ser até utilizados em empresas de grande e pequeno porte. “Muitos trabalhos realizados pelos nossos alunos acabam sendo abraçados por empresas do município e os resultados são surpreendentes”, conta Celene Oliveira.

Tradicional na instituição, o projeto UniFamec Criativa acontece desde 2020 e é uma iniciativa acadêmica na qual todos os alunos dos cursos de graduação escolhem um tema dentro de sua área de estudo para desenvolverem um projeto por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Já o Museu Vivo foi criado há um ano e meio e já está na sua terceira edição.

 

card-museu-vivo_divulgacao

Cinema e Engenharia se misturam para abordar tema em palestra


O universo cinematográfico será a base para abordar um importante tema para a Engenharia. Este é o objetivo do evento Cine Conteúdos Específicos, realizado pela UniFamec, através da coordenação de Engenharias.

A palestra, prevista para este sábado, a partir das 9h, na Plataforma Teams,  terá como tema Confiabilidade De Produtos E Processos, ministrada pelo professor Alexei Perez, coordenador do curso de Engenharia, e trará a película “A Tragédia Do Caso Boeing”, que conta a história de duas aeronaves que caíram em 2019 matando quase 400 pessoas. Em ambos os acidentes os aviões deram pane logo depois da decolagem e as investigações sugerem que a ganância pode ter gerado isso tudo.

downfall-boeing-netflix

Mês de maio é marcado por seminários e palestras


O mês de maio foi intenso para os alunos do Centro Universitário UniFamec. Durante o período foram realizadas diversas palestras e seminários, expandindo o conhecimento dos discentes da instituição.

Um dos cursos que mais realizaram palestras foi o de Psicologia, abordando assuntos atuais e incitando a curiosidade nos alunos. Realizado pela plataforma Teams, uma das palestra foi ministrada pela psicóloga do Trabalho, Rosana Barbosa, que falou sobre a Psicologia e mercado de trabalho.

whatsapp-image-2023-06-27-at-20-23-56

O Maio Laranja também foi tema de palestra, com a professora Suzana Lima, falando sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que contou a participação dos próprios alunos. Com o tema “Projetos de Vida: Tempos e Trajetórias, a mestre em Psicologia do Desenvolvimento, Ayla Galvão ministrou uma palestra para os alunos de psicologia, a fim de esclarecer e trazer mais conhecimento para a comunidade UniFamec.

349883388_1974557952888487_2141291813775872476_n

Os alunos de administração também tiveram oportunidade de abordar temáticas importantes. A professora Jamili Palmeira ministrou uma palestra presencial sobre a análise e produção de textos científicos.

Já os alunos dos cursos de Engenharia se debruçaram sobre as Novas Tecnologias na Gestão da Cadeia de Suprimentos, com o professor da instituição, Dey Salvador. O evento foi realizado pela Plataforma Teams.

Produtos naturais, COVID-19 e PCD foram os temas do ultimo dia de Seminários da UniFamec Criativa


Encerrando o ciclo de palestras temáticas da UniFamec Criativa, os alunos dos cursos de Engenharia, Administração, Psicologia, Direito e Pedagogia puderam aproveitar para conhecer um pouco mais sobre assuntos como os produtos naturais, uma abordagem diferente sobre o COVID-19 e o direito trabalhista da pessoa com deficiência (PCD),

A engenheira química e ex-docente da instituição, Fernanda Ganem, falou sobre a  importância dos produtos naturais para a simulação nos produtos industriais. Um dos temas mais discutidos no dia. O professor da UniFamec, Alexandre Santos, trouxe uma abordagem diferente a respeito do COVID-19, trazendo o universo do pós-cárcere frente ao cenário pandêmico. Já o advogado Alan Sampaio encerrou o ciclo de palestras falando sobre direito ao trabalho pela perspectiva das pessoas com deficiência.

 

346866375_581984223922950_5684900784296054775_n

 

 

Semana de Enfermagem é marcada por celebração da profissão em seminários


A Semana da Enfermagem, ocorrida entre os dias 16 e 20 de maio, foi marcada dentro da instituição com diversas ações, desde atos de conscientização em hospital a ações em escolas estaduais. Dentro da UniFamec a celebração pelo dia da Enfermagem foi registrada com a realização de diversos seminários com assuntos importantes para a profissão.

Discutindo a atualidade do piso salarial do enfermeiro, a palestrante Lúcia Duque trouxe diversas informações, na terça-feira (16/05), para os estudantes sobre a remuneração e a situação sobre a lei nº 14.434 de 2022, que garante o piso salarial ao profissional de enfermagem.

O dia seguinte foi a vez do psicólogo, João Batista Alves, juntamente com a especialista em gestão em Saúde Bruna Santos e a enfermeira Juliane Odette, falarem sobre o papel da residência multiprofissional para reorientação da formação em saúde.

 

card-semana-enfermagem

Primeiro dia de Seminários Temáticos da UniFamec Criativa traz importantes temas


O projeto UniFamec Criativa realizou nesta sexta-feira (12/05), o primeiro dia de palestras referente aos eventos temáticos para os alunos da instituição. Mesmo sendo realizado de forma virtual, a atividade contou com a presença massiva da comunidade acadêmica.

Um dos temas do primeiro dia do Seminário tratou sobre a inteligência emocional no trabalho. A palestra foi voltada para os alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia e foi ministrada pelo professor Jonatan Santana.

No mesmo dia as auriculoterapeutas Natalia Karen e Suelen Alves abordaram sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para os alunos do curso de Enfermagem. Já as turmas de Engenharia e Administração puderam ouvir sobre a Engenharia Reversa com o professor Rodrigo Magalhães Saldanha, encerrando o ciclo de palestras do dia.

 

15

No dia da Enfermagem, conheça algumas curiosidades sobre a profissão


 

No Dia 12 de maio comemora-se o Dia da Enfermagem, mas você sabe qual motivo da celebração nesta data? Você sabe que a primeira enfermeira no país veio da Bahia?

Separamos algumas curiosidades sobre a profissão da enfermagem para lembrar esta data importante.

 

O dia 12 de maio é referência ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. No Brasil, o dia 20 de maio também é celebrada a profissão do enfermeiro, por causa da morte da brasileira Ana Néri, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares, durante a Guerra do Paraguai.

No Brasil, a data foi instituída pelo Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1960.

 

florence-nightengale_resizedVocê sabe quem foi Florence Nightingale?

Florence nasceu em 12 de maio 1820, em Florença, e morreu em 13 de gosto 1910. Em 1854, recebeu a oportunidade de servir durante a Guerra da Crimeia, onde atuava cuidando de soldados feridos. Em seus atendimentos, Florence carregava consigo uma lâmpada, por isso é chamada de A Dama da Lâmpada.

É considerada a mãe da enfermagem moderna, ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra e por criar a primeira escola de enfermagem de Londres, a qual recebeu o nome de Escola de Treinamento Nightingale.

 

 

 

 

 

anna_nery_c-1903

Você sabia que a pioneira da enfermagem no Brasil foi uma baiana?

Nascida em 1814, Anna Justina Ferreira Neri, foi a primeira mulher a atuar como enfermeira no país, durante a Guerra do Paraguai. Com 51 anos, foi incorporada ao Décimo Batalhão de Voluntários e durante toda a guerra prestou serviços nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá. Tornou-se a primeira mulher enfermeira do país.

 

Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Carlos Chagas batizou com o nome de Ana Néri a primeira escola oficial brasileira de enfermagem, em 1926.

 

 

 

enfermeira-verificar-pulso-femininas-paciente-pulso

Você sabia que o enfermeiro não atua apenas para apoiar o médico?

Muitas pessoas têm a ideia equivocada de que este profissional da saúde é uma espécie de “assistente” do médico. Mas, a realidade é bem diferente. Ele é responsável por desenvolver protocolos de cuidado, realizar procedimentos e até acompanhar alguns casos típicos, como por exemplo, o pré-natal.

Você sabia que existem mais de 60 especialidades dentro da Enfermagem?

O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) atualizou em 2021 a lista de especialidades do enfermeiro. Dentre as categorias, é possível encontrar Economia da Saúde, Bioética, e até mesmo Enfermagem Aeroespacial e Aquaviária. Todas essas especialidades estão divididas em três grandes áreas:

  • Área I – Saúde Coletiva, Saúde da Criança e do Adolescente, do Homem, da Mulher, do Idoso e Urgências e Emergências.
  • Área II – Gestão.
  • Área III – Educação e Pesquisa.

 

 

simbolos-enfetmagem

Você sabe o que significa os símbolos da enfermagem?

Segundo a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Resolução COFEN-218/1999), os significados atribuídos ao símbolo da enfermagem são:

 

Cobra: magia, alquimia, uma vez que representa o renascimento ou a cicatrização.

Cobra + cruz: ciência.

Lâmpada: caminho, ambiente.

Seringa: técnica.

A pedra símbolo da enfermagem: esmeralda.

 

florence-enfermagem

Você sabia que existe uma Lei que define o piso salarial dos enfermeiros?

A Lei 14.434/2022 altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

O piso salarial nacional dos Enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), será de R$ 4.750. Os técnicos de enfermagem deverão receber 70% desse valor (R$ 3.325); e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, 50% (R$ 2.375). Após 30 anos de luta, o piso começa a ser uma realidade!

Você sabia que é a área da saúde com mais trabalhadores?

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, dos 3,5 milhões de trabalhadores na área da saúde, 50% são enfermeiros. Sendo assim, a mais numerosa categoria profissional dentro da saúde.

Durante Semana da Enfermagem, alunos realizam ação no HGC


No dia 12 de maio ocorre o dia da Enfermagem e integrando as diversas ações para celebrar a Semana de Enfermagem, os alunos realizaram uma ação educativa no Hospital Geral de Camaçari (HGC).

O ato teve o intuito de mostrar para a população a import6ancia da higienização das mãos. Com atividades lúdicas e materiais informativos, os alunos de enfermagem levaram a conscientização para fora da instituição, se envolvendo com a comunidade.

 

348695987_155146967392005_6845099260779270518_n 348565986_242137818504450_7022502314413481583_n

Alunos de Enfermagem e Fisioterapia realizam curso de Primeiros Socorros


O último sábado (29/04) do mês de abril foi de muito aprendizado para os alunos de Enfermagem e Fisioterapia da UniFamec.

O dia foi dedicado ao curso de primeiros socorros e APH (Atendimento Pré-Hospitalar). Os estudantes aprenderam diversas técnicas que podem salvar vidas.

O curso foi realizado no auditório da UniFamec e ministrado pelo bombeiro Frederico Siqueira, que também é instrutor.

 

344802519_6184675844932287_2711607130320877344_n 344542990_922071465767559_3519732608914813007_n 344584518_231340752840429_8347529489122007947_n

Estudantes trocam experiências e saberes em seminário


Com o intuito de exercitar a troca de saberes, a turma de Psicologia do Centro Universitário UniFamec, realizou nesta segunda e terça-feira (17 e 18/04), o 2º Seminário Exercitando o Saber Pela Troca de Experiências, que contou com palestras enriquecedoras para os alunos da instituição.

Organizado pelos estudantes do 5°, 7º e 10º semestre do curso de Psicologia da UniFamec, juntamente com a professora da instituição, Suzana Lima, o seminário abordou como principal tema o universo da maternidade e da infância. A primeira noite de palestras contou com a psicóloga perinatal, Geiza Dantas, que abordou sobre a depressão pós-parto e Baby Blues, dois males que acometem as mulheres puérperas.

A primeira noite encerrou falando sobre a ansiedade infantil, com a aluna do 10º semestre, Sulie Verena e a ex-aluna da instituição, Natália Jadiane.

342356236_603148718427791_6792870108482299511_n

Para o segundo dia, o seminário trouxe a experiência de três psicólogos para contar sobre a atuação do profissional na rede infantil. Claudemira Falcão, Alexandre  Santos e Francis Santana promoveram um intenso debate, inspirando questionamentos e explanando mais sobre o tema.

O Seminário Exercitando o Saber Pela Troca de Experiências está em sua segunda edição e tem como principal objetivo trazer profissionais da área para abordar as atuações do psicólogo que extrapolam o saber acadêmico, trazendo para a sala de aula ainda mais saber para os alunos.

Estudantes da UniFamec realizam seminário sobre saberes da Psicologia


 

O exercício do saber e a troca de experiências são atividades de extrema importância para a formação de um profissional dentro da universidade. E foi pensando nisso que os alunos do Centro Universitário UniFamec organizaram-se para construir debates e palestras sobre o tema.

Com o título “Exercendo o Saber Pela Troca de Experiências”, os estudantes do 5°, 7º e 10º semestre do curso de Psicologia da UniFamec, realizam o seminário que já está em sua segunda edição. O evento que conta com a parceria da professora da instituição, Suzana Lima, acontece nesta segunda e terça-feira (17 e 18/04), no auditório da UniFamec e traz temas importantes para os estudantes e a sociedade.

Na segunda-feira, o seminário abordará a respeito da depressão pós-parto e Baby Blues. A palestra será realizada pela psicóloga perinatal, Geiza Dantas. No mesmo dia, as estudantes Natália Jabiane e Sulie Verena trarão as intervenções psicológicas a respeito da ansiedade infantil.

Já na terça-feira a UniFamec recebe os psicólogos Claudemira Falcão, Francis Santana e Alexandre Santos, que falarão sobre as atuações do psicólogo na rede de atenção infantil.

O seminário será aberto ao público e acontece a partir das 18h, na segunda-feira e inicia às 19h na terça-feira, último dia do seminário.

UniFamec forma novos profissionais em colação de grau 


 

 

A noite de quarta-feira (29/03) foi marcada com muita celebração no Centro Universitário UniFamec, com a cerimônia de colação de grau de 35 alunos, que concluíram seus cursos nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Engenharia de Produção, Administração e Direito.  

Acompanhados de seus familiares e amigos, os novos profissionais aguardavam com emoção a chamada para receber o tão sonhado certificado de conclusão de curso.  

Entre os formandos, estava Denise Santos, formada em Enfermagem, que contou sobre a importância dos ensinamentos da UniFamec. “O sentimento nesse momento é de extrema gratidão. Tenho certeza que a UniFamec, nesta turma, estará formando profissionais completamente habilitados e que tem realmente paixão pela fisioterapia”, contou. 

whatsapp-image-2023-04-02-at-17-10-56

O novo administrador, Mateu Morais, falou da sensação de “missão cumprida” ao receber o seu diploma. “É uma sensação de dever cumprido. Todos estes anos a gente vem se dedicando, juntamente com o apoio dos professores e dos familiares. E é a sensação de missão cumprida mesmo, tô super feliz em completar essa faculdade que nem todo mundo consegue chegar ao final. E sou muito grato também à UniFamec, que me deu todo apoio diante dos cursos”, agradeceu. 

whatsapp-image-2023-04-02-at-17-10-56-2

Docentes realizam reunião pedagógica


 

Os professores da UniFamec dedicaram o último sábado (25/03) para a realização de reuniões pedagógicas, referente aos cursos. O encontro é um dos diversos compromissos agendados no calendário acadêmico da instituição.

Para a disponibilidade de todos, os professores realizaram as reuniões de modo remoto. Entre os cursos que fizeram as reuniões pedagógica estão Psicologia, pedagogia e Administração. Os outros cursos farão as suas reuniões no decorrer da semana.

O principal objetivo da reunião pedagógica é o alinhamento das questões didático-pedagógicas de cada curso. O encontro serve também para analisar resultados dos processos avaliativos, além de discutir sobre as avaliações diagnósticas, visando as melhores estratégias para a melhoria do ensino na instituição.

 

UniFamec celebra formatura de alunos


whatsapp-image-2023-03-16-at-21-08-43

 

A noite foi regada a muita emoção nesta sexta-feira (10/03), com a colação de grau dos alunos o Centro Universitário UniFamec. A solenidade, realizada na instituição, contou com a presença de amigos e familiares.

Os cursos momento foi marcada por muita comemoração e orgulho. Os alunos se formaram nos cursos de Administração, Direito, Engenharia de produção, Engenharia de Controle e Automação, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Pedagogia.

 

Novo Conselho e avaliações de desempenho são discutidos em reunião com Reitoria


 

whatsapp-image-2023-03-16-at-19-41-28-4

A Reitoria da UniFamec reuniu na tarde desta sexta-feira (10/03), com as coordenações de cursos e gestores para apresentações e discussões sobre o planejamento educacional da instituição.

O assunto principal discutido foi a apresentação do Conselho de Pesquisa e Extensão (CPE). Durante a reunião foram mostrados também cronograma de reuniões e atribuições do conselho.

O encontro serviu ainda para a discussões sobre avaliações de desempenho, como a avaliação do ENADE e a avaliação diagnóstica, realizada pela própria instituição, como forma de avaliar o desempenho do aluno.

whatsapp-image-2023-03-16-at-19-41-28-1

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior. Ele é um componente da avaliação que sozinho corresponde a cerca de 55% do CPC – Conceito Preliminar de Curso – uma das modalidades de avaliação do SINAES. (São três modalidades: avaliações in loco, CPC e autovaliação institucional).

 

whatsapp-image-2023-03-16-at-19-41-29-1 whatsapp-image-2023-03-16-at-19-41-28-3

UniFamec Criativa inicia oficinas


whatsapp-image-2023-03-06-at-19-30-26

Com o intuito de potencializar o aprendizado dos seus estudantes, o Centro Unversitário UniFamec, através do projeto científico e tecnológico, UniFamec Criativa, promoveu, na noite desta sexta-feira (03/03) as Oficinas de Leitura e Escrita (OLE).

Com o tema geral “As partes compõe o todo e o todo compõe as partes: do analógico ao digital para a responsabilidade social do século XXI”, o projeto UniFamec Criativa busca o desenvolvimento de projetos tecnológicos criados pelos próprios alunos.

Os primeiros cursos a participarem da atividades foram os de Direito, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia, que se dividiram em encontros presenciais e de forma online. Os alunos lotaram as salas para participar do encontro.

Além destes cursos, as turmas de Engenharia de Produção, de Controle e Automação e de Administração também terão os seus momentos. De acordo com a instituição a dinâmica será realizada na segunda-feira (06), das 20h ás 22h, terça-feira (07), das 18h às 20h e na quarta-feira (08), das 20h às 22h.

A Oficina de Leitura e Escrita é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação e compreensão, sendo uma oportunidade de enriquecer a cultura e o processo de construção e difusão do conhecimento dos participantes, além de mobilizar a lógica interdisciplinar e comunicacional do ensino híbrido, ao promover a colaboração, autoria, (co) participação e aplicação de metodologias ativas e multimodais como instrumento de aprendizagem significativa da comunidade discente da instituição.

 

whatsapp-image-2023-03-06-at-19-30-27

 

UNIFAMEC CRIATIVA

A UniFamec Criativa é iniciativa acadêmica na qual todos os alunos dos cursos de graduação escolhem um tema dentro de sua área de estudo para desenvolverem um projeto por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Muitos dos projetos desenvolvidos pelos alunos são utilizados por grandes e pequenas empresas de Camaçari.

 

whatsapp-image-2023-03-06-at-19-30-26-1

Apresentação dos Produtos FAMEC CRIATIVA


O FAMEC CRIATIVA tem o propósito de ser um espaço de apoio pedagógico ao docente e ao discente para a elaboração coletiva de situações de aprendizagem criativas em processos tecnológicos digitais, de modo a considerar o percurso dos movimentos de competência definidos pela instituição.

A apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes no FAMEC CRIATIVA, são organizados eventos científicos que seguem descritos, você pode conferir Clicando Aqui.

Confira também a Revista Criativa 2021

PROJETO DE EXTENSÃO PARCEIROS DA EDUCAÇÃO UNIFAMEC


Parceiros da Educação

Visa contribuir com a qualidade da educação das escolas parceiras, potencializando o Projeto Político Pedagógico através da exposição e serviços operacionalizados pelos projetos sociais  que a UNIFAMEC disponibiliza para a comunidade. As ações são desenvolvidas por nossos alunos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, sob a supervisão da Profª Gleice de Oliveira Santos- Enfermeira, Prof.ª Suzana Graziela de Lima- Psicóloga e a Profª Thalita Santos de Abreu – Fisioterapeuta. As ações acima citadas acontecem em parceria com os Colégios Estaduais do Município de Camaçari”

Setembro Amarelo – É preciso falar sobre


Os alunos e a Coordenação Acadêmica de Psicologia convidam toda comunidade FAMEC para dois dias de palestras de alta relevância sobre a prevenção ao suicídio.

Nos dias 29 e 30 de setembro via plataforma Teams.

Para inscrições basta acessar o clicar aqui.

5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente


A Direção de Pesquisa e Pós – Graduação da Faculdade Metropolitana de Camaçari homenageia o Dia Mundial do Meio Ambiente atento ao que está  definido no Art. 225 da Constituição Federal

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes,  e futuras gerações”

Além disso, abre espaço para pensamentos de alguns filósofos que se pronunciaram referindo o meio ambiente:

“ Olhe fundo para a natureza e então você entenderá tudo melhor” (Albert Einstein)

Portanto, é possível considerar que:

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-la a amar seu semelhante” (Albert Schweitzer);

Devemos nos atentar também que:

“A destruição da natureza resulta da ignorância, cobiça e ausência de respeito para com os seres vivos do planeta”  (Dalai Lama)

Afinal:

“Deus é a própria natureza” (Baruch de Espinosa)

Programa de Treinamento Profissional (PTP)


O Programa de Treinamento Profissional (PTP) tem como objetivo capacitar para a gestão, vendas e outras atividades inerentes ao comércio. Desta forma, é organizado em agrupamentos de cursos, cujas finalidades se coadunam. As informações a respeito dos cursos são apresentadas individualmente. Ressalta-se que os cursos podem ser contratados individualmente, desvinculando-se do PTP proposto.

 

Relação de Cursos:

  1. Negociação e Gestão de Conflitos
  2. Primeiros Socorros
  3. Qualidade no Atendimento ao Público
  4. Design de Vitrine
  5. Oratória – A Arte de Falar em Público
  6. Liderança e Desenvolvimento de Equipes
  7. Prevenção do uso de álcool e outras drogas nas empresas
  8. Gestão em Vendas
  9. Qualidade na Prestação de Serviços
  10. Atendimento ao Cliente
  11. Atendimento ao Público
  12. Estética Pessoal

ENCIF 2019


A Faculdade Metropolitana de Camaçari, através do XVIII Encontro Científico da FAMEC – ENCIF, que tem como  tema: Camaçari: 261 anos de desenvolvimento, propõem a toda comunidade acadêmica uma reflexão crítica sobre os múltiplos aspectos do desenvolvimento local, buscando analisar as ações e efeitos que o progresso da cidade provoca na vida das pessoas que vivem aqui.

Vale salientar que essa temática não nasce isoladamente, vem de um amplo debate com os estudantes da instituição, bem como, se alinha fundamentalmente com a Missão da FAMEC:

Promover na Região Metropolitana de Salvador ensino de graduação, pós-graduação e atividades correlatas, em uma concepção de formação para a cidadania, excelência profissional e visão empreendedora, assim como contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região.

 Dessa forma, o XVIII ENCIF – 2019 busca mobilizar cientificamente os cursos oferecidos pela instituição, a partir de atividades interdisciplinares que garantam o diálogo entre teoria e prática, a fim de consolidar os conhecimentos construídos no percurso acadêmico.

Edital de Iniciação Científica e Extensão


A FAMEC prezando pela qualificação do ensino aprendizagem e entendendo que a Iniciação Científica e a Extensão Universitária são pilares de grande relevância neste processo, vem através deste edital convidá-los para se inscreverem nos projetos de extensão: Parceiros da Educação FAMEC; Retratos do Cotidiano: nas lentes da FAMEC; Nas Ondas da FAMEC.

O projeto de extensão Retratos do Cotidiano: nas Lentes da Famec, tem por finalidade utilizar a linguagem fotográfica como recurso metodológico de registro e percepção do entorno e transformações das comunidades do município de Camaçari, estimulando o olhar e a valorização do cotidiano da cidade, possibilitando resgate de memória e história e a reflexão sobre suas identidades socioculturais, arquitetura local e as relações humanas;

O projeto de extensão Nas Ondas da Famec, tem por finalidade socializar informações, saberes e conhecimentos científicos vinculados aos diferentes cursos de graduação ofertados pela Instituição de Ensino – FAMEC por meio da rádio e dos canais on line de comunicação, através de linguagem acessível ao grande público;

O projeto de extensão Parceiros da Educação Famec, tem por finalidade contribuir com a qualidade da educação das escolas parceiras, potencializando seu Plano de Desenvolvimento Institucional na área Pedagógica, na gestão e no campo comunitário. Realizar atividades para a comunidade acadêmica no que tange as especificidades de cada curso de graduação ofertado pela FAMEC.

Semana do Psicólogo FAMEC 2019


A Semana do Psicólogo FAMEC 2019, realizada entre os dias 26 e 30 de agosto, contou com a participação de diversos especialistas, dentre eles alguns egressos para ministrar sobre assuntos atuais e novas áreas de atuação no campo da psicologia.

No dia 27/08 em especial, Dia do Psicólogo, tivemos uma tarde reservada para falar da Psicologia Social com: racialidade, sexualidade e população de rua. Foram oferecidas nos demais dias a terapia baseada em Prática de Atenção Plena: Mindfulness, Técnica Junguiana da “Caixa de Areia”, Desenvolvimento de Carreira e Bioenergética.

Houveram diversas interações entre palestrantes, convidados da comunidade e alunos, transformando-se numa reunião enriquecedora, cheia de debates.

Esse ano, a Semana do Psicólogo – FAMEC teve algumas novidades tecnológicas, além da cobertura em tempo real através das redes sociais da Instituição. Também houveram algumas lives (transmissão de vídeo ao vivo), oportunizando o público interessado que não estava presente, a participar deste importante evento.

sem-titulo-1prancheta-1

sem-titulo-1prancheta-2

 

Reunião Pedagógica


Reunião Pedagógica

 

A reunião pedagógica possui um caráter acadêmico, no qual proporciona momentos de aprendizado para toda a equipe envolvida no processo de ensino aprendizagem. Nesta há possibilidades de troca de experiências, esclarecimento de dúvidas sobre a condução das atividades metodológicas e ainda de avaliação do semestre que passou para aprimorar o planejamento do semestre letivo que se inicia. A FAMEC, pensando nestes aprimoramentos, preza sempre em iniciar as atividades acadêmicas com esta reunião entre Direção Geral e Acadêmica, Coordenadores de Curso e Docentes.

A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Um professor que não avalia constantemente a ação educativa, no sentido indagativo, investigativo, do termo, instala sua docência em verdades absolutas, pré-moldadas e terminais.

A avaliação é reflexão transformada em ação. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento, passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento.

 

Jussara Hoffman

pedagogicaprancheta-4

pedagogica-321prancheta-1

pedagogicaprancheta-1

pedagogicaprancheta-2

pedagogicaprancheta-3

Projeto Parceiros da Educação – FAMEC


PROJETO PARCEIROS DA EDUCAÇÃO FAMEC

O projeto visa contribuir com a qualidade da educação das escolas parceiras, potencializando o Projeto Político Pedagógico através da exposição e serviços operacionalizados pelos projetos sociais que a FAMEC disponibiliza para a comunidade.

NO CAMPO DA PSICOLOGIA

 Ações relacionadas à saúde e qualidade de vida dos estudantes através da Clínica Escola de Psicologia, são elas:

  • Acolhimento dos alunos a fim de auxiliá-los em questões comportamentais e se necessário encaminhar para tratamento clinico e para serviços de psicoterapia na Clínica Escola da FAMEC;
  • Apresentar o “Plantão de Psicologia” por meio de uma prática de triagem na Clínica Escola;
  • Atendimento psicodiagnóstico para alunos que apresentam comportamentos que dificultam a socialização e a aprendizagem (dificuldades com regras e limites, agressividade, agitação, irritabilidade);
  • Serviço de orientação profissional.

 

NO CAMPO DA FISIOTERAPIA

 atendimento as mães gestantes e as crianças durante o primeiro ano de vida através do PROJETO MÃE BEBÊ;

  • Atendimento estético;
  • Orientações em relação a doenças cardiorrespiratória e vascular;

 

NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Consciência corporal através de oficina.
  • Jogos e brincadeiras através de oficina.

 

NO CAMPO DA ENFERMAGEM

 Avaliação de saúde do indivíduo e sua família através da medição da pressão arterial, leitura da oximetria de pulso, cálculo do risco cardiovascular, avaliação do índice de massa corpórea e medição da glicemia capilar.

 

NO CAMPO DO DIREITO

  • Projeto do Balcão de Justiça e Cidadania através de solução consensual de conflitos;
  • Núcleo de Práticas Jurídicas através de atendimentos jurídicos na área de Direito de Família;
  • Orientações ao Consumidor através do Projeto Cartilha do Consumidor;
  • Conscientização dos direitos constitucionais através do Projeto Meus Direitos e Garantias Constitucionais.

NO CAMPO DA PEDAGOGIA

  • Aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos docentes através do Projeto Labdocência;
  • A ludicidade na educação através de oficina de prática lúdica a fim de aperfeiçoar a aprendizagem em sala de aula;
  • Ações de estimulo ao uso de tecnologias em sala de aula.

 

NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO

  • Desenvolvimento de carreira, com atividades de:  orientação de profissões, postura e oratória em processos seletivos, desenvolvimento de currículos.

 

NO CAMPO DAS ENGENHARIAS

  • Projeto de placa microprocessadora e robô sumor;
  • Demonstração da impressora 3D.

 

Saudações Acadêmicas,

Direção Geral FAMEC

 

whatsapp-image-2019-06-13-at-21-29-23-1

whatsapp-image-2019-06-13-at-21-29-23

whatsapp-image-2019-06-13-at-21-29-21

whatsapp-image-2019-06-13-at-21-29-21-2

whatsapp-image-2019-06-13-at-21-29-20

whatsapp-image-2019-06-13-at-21-29-20-1

IV Encontro do Meio Ambiente – A Tecnologia Aliada à Sustentabilidade


IV Encontro do Meio Ambiente 

A Tecnologia Aliada à Sustentabilidade 

 

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a Faculdade Metropolitana de Camaçari tem a honra de convidá-lo a participar do IV Encontro do Meio Ambiente: A Tecnologia Aliada à Sustentabilidade, no dia 06 de Junho de 2019 (15:00-22:00h).  

O Evento tem por finalidade discutir temáticas relacionadas à tecnologia e sustentabilidade em equilíbrio com o meio ambiente. 

 

 PROGRAMAÇÃO 

 

Horário  Atividade 
 

15:20 – 15:40 

 

Abertura:  

Diretora Geral: Profa. Celene Maria de Oliveira Santos 

Coordenador das Engenharias: ProfoEtiene Fefer 

Coordenadora do IV Encontro do Meio Ambiente:  

Profa. Hilda Caramantín Soriano 

 

15:40 – 16:30 

 

“Ciclo sustentável da fabricação da camisa polo” 

 Sr. Hari Hartmann 

 Diretor- Camisas Polo Indústria e Comércio 

 

16:30 – 17:10 

 

implementação de áreas verdes e empreendimentos verdes, na sociedade contemporânea. 

“Profa. Caroline dos Passos Veloso 

Mestrado em Planejamento Ambiental – UCSAL  

17:10 – 18:00 

 

Espaço musical – alunos da FAMEC 

Coffee break 

 

 

 
19:00 – 19:50  “Inovação tecnológica e sustentabilidade: O caminhar para a quarta revolução industrial.” 

Profo. Carlos Augusto Ribeiro   

Mestrando em Engenharia Industrial  UFBA.  

19:50 – 20:30  Ânimex Holografias Exclusivas” 

Sr. Marcos Benjamim  

Diretor Comercial – Brasil-Ânimex.  

20:30 – 21:00 

 

“Multifuncionalidade das impressoras 3D” 

Profo.  Michell Thompson Ferreira Santiago 

Doutorando em Engenharia Industrial.  

 

21:00 – 21:30 

 

Espaço musicalAlunos de Educação física da disciplina de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Profa. Hilda Caramantín Soriano. 

  Coffee break  

 

 

 

STAND 

 

  • Exposição de Produtos Orgânicos- Secretaria de Agricultura e Pesca de Camaçari; 
  • Exposição de Camisas –Polo Salvador 
  • Exposição da impressora 3D- ProfoMichell Thompson Ferreira Santiago 
  • Exposição de Trabalhos dos alunos da Disciplina de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Profa. Hilda Caramantín Soriano. 

Encif 2018


27-11-2018

 

Alunos de fisioterapia realizam Feira de Saúde e Blitz da Beleza



Os alunos da graduação de Fisioterapia da FAMEC realizaram nos dias 24 e 26 de maio a Feira de Saúde e a Blitz da Beleza na Praça Abrantes e no campus da faculdade. Coordenados pelos professores Alex Vieira e Evangelino Leal, os alunos realizaram na Feira de Saúde atendimentos à população com técnicas de Dry Needing e Kinesiotapin para aliviar dores musculares e cervicalgia.

Na Blitz da Beleza, os alunos que estão em estágio supervisionado em Fisioterapia Dermatofuncional , com supervisão da preceptora e fisioterapeuta Sanay Hanah, em parceria com a Clínica Michele Boldrin, realizaram serviços de limpeza de pele, massagem relaxante, alongamentos e orientações sobre higienização correta da pele.

Famec abre inscrições para Pós-Graduação em Direito Público e Privado


banners-direito-850x413A Famec – Faculdade Metropolitana de Camaçari abriu inscrições para o novo curso de Especialização em Direito Público e Privado. A especialização tem o objetivo de analisar conteúdos substanciais das áreas de Direito Público discutindo a sua ressonância nas áreas do Direito Privado e capacitar profissionais da Área Jurídica com vistas na sua atuação profissional.

O curso proposto tem duração de 420 horas para realização dos módulos sendo os encontros de quinze em quinze dias aos sábados com duração de oito horas. As inscrições podem ser feitas no campus da Famec. Informações através do número (71) 3186-3250.

Estudantes da área jurídica poderão realizar isoladamente os módulos que integralizam o Curso na Modalidade de Extensão; esses módulos cursados nessa modalidade poderão ser reconhecidos como Aproveitamento de Estudos quando da realização do Curso de Especialização.

Confira a grande de disciplinas da especialização:

* Direitos e Garantias Fundamentais | 40h

* Estudo das Relações Administrativas | 40h

* Estudo das Ciências Criminais e legislações Especiais | 40h

* Direito e Relações Tributárias | 40h

* Direito e Organização Processual | 40h

* Intervenção do Estado na Economia | 40h

* Aspectos Cíveis Constitucionais | 40h

* Relações Empresariais | 40h

* Intervenção do Estado nas Relações de Trabalho | 40h

*Metodologia do Ensino Superior Ensino  | 16h

*Metodologia da Pesquisa I | 16h

*Trabalho de Conclusão de Curso ( orientação) – 24h

Balcão de Justiça e Cidadania beneficia população carente


cejusc-famecA Famec, através de uma parceria com o Tribunal de Justiça, oferece à população atendimento no Centro Judiciário de Solução de Conflitos Balcão de Justiça e Cidadania – Cejusc. Um mecanismo de democratização do acesso à Justiça que oferece serviços gratuitos à população economicamente menos favorecida.  O Balcão de Justiça e Cidadania atua através de advogados mediadores com a participação de estagiários do curso de Direito da faculdade.

Nos Balcões de Justiça e Cidadania são realizadas audiências de mediações de conflitos e formalizados acordos sobre os seguintes temas: pensão de alimentos, divórcio consensual, dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade e questões cíveis referidas no art. 3º da Lei nº 9.099/95 (Juizados Especiais).

Na Famec o Cejusc atua desde 2008. Onde em média são realizados 20 atendimentos mensalmente. Para ser atendido o cidadão precisa ir até a Famec, procurar o atendimento do Cejusc, no qual é feito inicialmente uma triagem, preenchida a ficha de atendimento e posteriormente será marcada a audiência de mediação entre as partes.

Com funcionamento de segunda à sexta, das 09h às 12h, o Cejusc é gerido pela FAMEC numa parceria com o Tribunal de Justiça.

Famec oferece atendimento fisioterápico gratuito para bebês e gestantes


DCIM100GOPROGOPR0265.JPG

Iniciado na Famec em 2007, sob a coordenação da experiente professora Mara Malafaia, o Projeto Mãe Bebê – que faz parte do curso de Fisioterapia da instituição – apresenta uma proposta de acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor da criança, intervindo desde a fase da gestação – com o acompanhamento do desenvolvimento gestacional da mãe – associado a um programa de orientação quanto aos cuidados com a gestação e com o bebê no primeiro ano de vida.

Aberto à comunidade, o projeto já atendeu mais de 1.500 pacientes entre gestantes e bebês desde que iniciou suas atividades. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada, durante todo o dia, às terças-feiras (bebês) e quintas-feiras (gestantes).

Alunos de qualquer semestre do curso de Fisioterapia podem participar. Sobretudo, os atendimentos são realizados apenas por alunos a partir do 8° semestre e com o acompanhamento da coordenadora. Entre as atividades desenvolvidas no projeto estão orientação, puericultura, aulas educacionais para as mães, acompanhamento dos casos clínicos dos bebês que necessitem e de fisioterapia e acompanhamento em grupo para gestantes.

Além de pontuar os aspectos bio-psico-sociais para estabelecer métodos de estimulação essencial que possa contribuir para o desenvolvimento saudável da criança e na construção e resgate do binômio mãe-filho, o projeto apresenta como proposta desenvolver-se como um núcleo de ensino e pesquisa dirigida para as demandas acadêmicas da região promovendo à população o atendimento qualificado com uma equipe transdisciplinar atuando na prevenção e promoção da saúde.

O programa Estimulação Essencial é uma nova maneira de crescer que tem como missão assegurar a assistência qualificada ao binômio mãe-filho, com acompanhamento global desde a gestação até o final do primeiro ano de vida, orientando e intervindo em tempo hábil na qualidade do crescimento neuropsicomotor através de técnicas fisioterápicas.

Famec oferece Núcleo de Atendimento Psicológico à população


npa-1A Faculdade Metropolitana de Camaçari – FAMEC oferece desde 2012, à população de Camaçari, através do Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP), atendimentos clínicos a partir das abordagens de Psicanálise, Teoria Cognitiva Comportamental e Gestalt.

No NAP são realizadas as seguintes atividades: triagem, acolhimento, atendimento psicoterápico individual para adultos, adolescentes e crianças, atendimento psicoterápico em grupo, encaminhamento externo e avaliação psicológica.

Qualquer pessoa pode usufruir dos serviços do NAP, principalmente a população mais carente financeiramente. Para ser atendido, o interessado deve se dirigir ao NAP para que seus dados fiquem registrados e o futuro atendimento seja possível.

Desde que foi fundado, o NAP já atendeu 318 pacientes através dos extensionistas que são responsáveis pelos registros, agendamentos dos atendimentos e organização de horários das salas, sempre coordenados por um professor do curso de Psicologia.

Alunos da Famec participam do projeto Procon Universitário


palestra-procon2

No dia 25 de abril os alunos da Famec – Faculdade Metropolitana de Camaçari participaram do Projeto Procon Universitário. Cerca de 100 alunos da instituição, assim como professores, estiveram presentes no encontro com o diretor de Assuntos Especiais do Procon-BA, Paulo Teixeira, no auditório da faculdade, onde o mesmo ministrou uma palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor.

Dr. Paulo Teixeira também falou aos alunos sobre a obsolescência programada e seu impacto nas relações consumeristas.

Idealizado pelo Procon-BA o projeto busca aproximar as noções básicas de direito do consumidor aos alunos e professores para que estes sejam agentes multiplicadores do conhecimento e cidadãos ativos na relação de consumo com os fornecedores. Visando sempre a harmonia entre os dois, através de projetos educacionais ajudando na formação de uma sociedade esclarecida.

Aula inaugural abre calendário acadêmico da Pós-Graduação


DCIM100GOPROGOPR0557.JPG

Iniciando o período letivo dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão de Pessoas e Coaching, a Famec realizou na noite da terça-feira (18), a aula inaugural dos dois cursos abordando os temas: Os Desafios da Segurança do Trabalho na Sociedade Moderna e A Significação da Gestão de Pessoas e Coaching para o as Organizações Empresariais.

De acordo com a Coordenação de Pós-Graduação da Famec, o objetivo da instituição ao realizar a aula inaugural abordando temas atuais e relevantes é contribuir para formação acadêmica de especialistas e consequentemente influenciar em melhores práticas profissionais e organizacionais.

A Famec ainda está com inscrições abertas para os cursos de especialização em Gestão de Pessoas e Coaching; Engenharia de Segurança do Trabalho; Enfermagem em Urgência e Emergência; e Direito e Processo do Trabalho.

Chegou a sua vez de conquistar a tão almejada posição no mercado de trabalho. E a Famec tem tudo o que você precisa para ir longe, bem perto de você! Maiores informações através do contato (71)3186-3250. Matrículas na sede da Famec na Avenida Jorge Amado, s/n, bairro do Ponto Certo, Camaçari-BA.

Famec inicia ciclo de debates em Pós-Graduação



card-palestra-camacari-450A Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC) realizará na terça-feira (18/04) a aula inaugural dos Cursos de Especializações nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão de Pessoas e Coaching, abordando os temas: Os Desafios da Segurança do Trabalho na Sociedade Moderna e A Significação da Gestão de Pessoas e Coaching para o as Organizações Empresariais.

O objetivo da instituição ao realizar o ciclo de debates é abordar temas atuais e relevantes que contribuam para formação acadêmica de especialistas e consequentemente influenciar em melhores práticas profissionais e organizacionais.

Inteiramente gratuito e aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento acontecerá no Campus Famec, módulo B, 1° andar, sala 27, a partir das 19h.

 

Temas:

– Os Desafios da Segurança do Trabalho na Sociedade Moderna.

– A Significação da Gestão de Pessoas e Coaching para o as Organizações Empresariais.

Data: 18/04/2017

Horário: 19h

*Gratuito e aberto ao público e à comunidade acadêmica

Resultado do vestibular agendado realizado dia 23 de março de 2017


A Faculdade Metropolitana de Camaçari – FAMEC informa o resultado do vestibular agendado realizado no dia 27 de março de 2017.

 RELAÇÃO GERAL DE APROVADOS

 

CANDIDATO (A) Nº DE INSCRIÇÃO R.G. CURSO TURNO
Alessandra de Souza de Jesus VA171AG05 1279754893 Fisioterapia Vespertino
Barbara Sandra Oliveira de Souza VA171AG06 1204720908 Psicologia Vespertino
Camila de Jesus Moura VA171AG02 1400148460 Pedagogia Noturno
Carla Gomes dos Santos VA171AG07 0852894007 Psicologia Noturno
Elenice Silva Brasil VA171AG08 1139073117 Psicologia Noturno
Isabel Silva Costa Neto VA171AG01 0770806538 Pedagogia Noturno
Rebeca Andrade Santos VA171AG03 1596243040 Pedagogia Vespertino
Fernanda de Souza Rebouças VA171AG04 1527526259 Enfermagem Vespertino

 

Lista de Aprovados – Vestibular 2016.1 (29/11)


A Famec abriu as suas portas para mais uma seleção de candidatos para o vestibular. A instituição conta com várias opções cursos, a prova foi realizada em 29 de novembro e já estamos com o resultado! Se você participou, confira a lista de aprovados e verifique se o seu nome está nela. Você foi aprovado? Comemore e fique atento ao prazo de matrícula. Não deixe esta oportunidade passar!
A lista dos candidatos aprovados estará disponível para download no link abaixo.

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”
— Elleanor Roosevelt

CONFIRA A LISTA CLICANDO AQUI

 

Dicas para melhorar o seu desempenho na hora das provas!


Manter a concentração pode ser difícil, para fazer isso é necessário se dedicar, levar os estudos a sério e montar um bom plano de estudos. Mas nada disso dará resultado de você não souber como aplicar os seus conhecimentos durante a época de provas. Confira abaixo uma lista com 7 dicas que farão você melhorar o seu desempenho nas avaliações acadêmicas.
1. ESCOLHA UM LOCAL
2. FAÇA ESBOÇOS
3. USE GRÁFICOS E TABELAS
4. ENSINE O CONTEÚDO
5. ASSISTA DOCUMENTÁRIOS
6. RESOLVA PROBLEMAS
7. FAÇA LISTAS DE PALAVRAS-CHAVE

Ser professor? Não!


O título da notícia assusta, mas uma pesquisa feita com estudantes do último ano do ensino médio nos Estados Unidos revelou que apenas 5% deles querem ser professores. O resultado faz parte do American College Testing (ACT), um dos exames que servem de critério para admissão nas universidades americanas. Entre os estudantes interessados em ser professor, as mulheres somam 75%. Pouco mais da metade (53%) querem atuar na Educação Básica. Já 31% querem lecionar disciplinas específicas e 12% querem ser educadores em geral. Os 4% restantes afirmaram querer trabalhar no setor administrativo das escolas. Os índices de interessados no magistério vêm diminuindo há alguns nos Estados Unidos: em 2010, o percentual de jovens interessados em serem professores era de 7%, enquanto em 2011 e 2012 era 6%. Em 2013, esse número foi para 5%.

Fonte: http://revistaeducacao.com.br/

Cursos de férias!


Estudar nas férias, sem dúvida, além de possibilitar o aprimoramento do conhecimento é estar na frente da concorrência. Isso para quem almeja passar em um Concurso Público ou para quem almeja ser promovido dentro de uma empresa. Para os especialistas, formações de curta duração, como as oferecidas durantes as férias, são uma boa oportunidade para atualização ou até mesmo para conhecer novas áreas. Os cursos de férias despertam nos alunos a vontade de estudar e buscar aprofundamento em determinados temas. É possível, inclusive, que se interessem por uma profissionalização em determinada área ou busquem uma graduação a partir do aprendizado de cursos de curta duração. Algumas dicas de cursos estão disponíveis pela internet, basta pesquisar e escolher o que mais combina com você.

Agenda: Congressos universitários que acontecerão em dezembro


Os congressos se tratam de um encontro científico-profissional no qual o participante tem a oportunidade de atualizar-se nos temas mais recentes de seu curso. Os congressos nacionais e os oferecem aos participantes a convivência com outros cenários, outras realidades que, somadas ao nosso cotidiano, se transformam em aprendizagem.  Sem contar que em cada curso de graduação e de tecnologia superior os alunos precisam realizar horas de atividades complementares.

Confira a agenda dos congressos que irão acontecer neste mês!
http://agenda.galoa.com.br/eventos-cientificos/agenda/local/brasil-1092