Administração – Bacharelado


banner-siteprancheta-1Renovação reconhecimento Portaria MEC nº 269 de 03/04/2017

Vagas: 50 – vespertino    50 – noturno

Duração: 08 semestres

Coordenador: Prof°. Me. Rayme Soares

Contato: administração@famec.edu.br

 

O CURSO

O curso de graduação em Administração com Ênfase em Finanças, busca formar profissionais com forte espírito de liderança e empreendedorismo, aptos a comporem os altos escalões de organizações nacionais ou transnacionais. Este curso de amplo aspecto permite ao egresso realizar uma análise global do comportamento dos mercados com o objetivo de empreender políticas adequadas na alocação de recursos, visando aperfeiçoar os resultados.

O curso possibilita reconhecer as complexas interconexões estabelecidas entre as diversas áreas das organizações e entre estas e o meio externo.

Para uma formação sólida e diferenciada, a FAMEC disponibiliza para os estudantes de Administração a Empresa Júnior, espaço reservado para a interação teoria- prática.

Por possuir um currículo diversificado, o egresso poderá atuar em diversas áreas: Marketing, gerenciando marcas e produtos, Gestão de Pessoas e do Conhecimento, promovendo o desenvolvimento do trabalho em equipe e da produção do conhecimento; Finanças, realizando análise, consultoria e operações no mercado financeiro; Estratégia Empresarial: Sistemas de Informação e Logística, coordenando processos de produção e distribuição de bens e serviços.

OBJETIVOS

  • Fornecer conhecimentos teórico-práticos para que os estudantes possam identificar oportunidades, desenvolver diagnósticos e análises organizacionais, formular estratégias de negócios e resolver ou antecipar-se a problemas complexos da gestão organizacional em uma perspectiva generalista e interdisciplinar.
  • Capacitar para a elaboração e a análise de informações financeiras, econômicas e administrativas que subsidiem o planejamento, organização, controle e gerenciamento dos recursos destinados aos empreendimentos organizacionais bem como a avaliação de riscos e a tomada de decisão nos negócios;
  • Formar profissionais empreendedores, com capacidade de liderança e inovação;
  • Incentivar a prática do diálogo, o trabalho em equipe e a construção de relações éticas e solidárias.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

O Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

  • reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
  • desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Para que os egressos do Curso de Administração da FAMEC correspondam ao perfil esperado torna-se imprescindível que ao longo do percurso formacional construam as competências para tanto.

O desenvolvimento de competências compreende a capacidade do sujeito em articular e mobilizar os conhecimentos, as habilidades e atitudes desenvolvidas, colocando-as em ação para lidar com problemas e situações de complexidade variada. Nesta perspectiva, não se restringe somente, à aplicação de conhecimentos, mas explicita uma ação reflexiva e abertura para novas aprendizagens e experiências.

O conceito de competência amplia a responsabilidade das instituições de ensino na organização dos currículos da educação, na medida em que exige a inclusão de novos conteúdos, de novas formas de organização do trabalho, da incorporação dos conhecimentos tácitos que são adquiridos na prática, de metodologias que propiciem o desenvolvimento de capacidades como resolver problemas novos, comunicar idéias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo e ter autonomia intelectual (Conselho Nacional de Educação – versão de 07/07/99).

De acordo com a Resolução CNE nº 4, de 13.07.2005. art. 4º, o curso de graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

  • reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
  • desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

  • ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
  • desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais. Além dessas, o Curso amplia seu compromisso para com o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades complementares:
  • capacidade empreendedora;
  • habilidade de liderança visando o desenvolvimento do potencial humano e a melhoria contínua dos resultados individuais e grupais;
  • capacidade de desenvolver estratégias e parcerias sociais de valor percebido para os públicos envolvidos – stakeholders.

O Administrador é um profissional que deve saber lidar com demandas de ordem individual e coletiva, constituindo-se em agente de mobilização e transformação social em diferentes setores da sociedade.

 

MATRIZ CURRICULAR