Enfermagem – Bacharelado


4-2Reconhecido pela Portaria SERES 821/2014 de 02/01/2015

Vagas: 50 Vespertino       50 Noturno

Duração: 10 Semestres

Coordenador:  Prof. Me. Rejane da Costa

Formação: possui graduação em Enfermagem, especialização em Saúde Coletiva e Sociedade, Enfermagem em UTI e mestre em Ciência da Educação e Multidisciplinaridade.

Contato: enfermagem@famec.edu.br

 

O CURSO

O curso de graduação em Enfermagem da FAMEC possui como proposta primordial formar um profissional de enfermagem que seja uma referência acadêmica no que tange ao estudo de novas tecnologias, aprimorando a qualidade das relações entre o indivíduo e a comunidade urbana, rural e industrial, bem como buscando elevar o patamar de natureza técnica e da qualidade dos serviços a serem prestados ao indivíduo, a família e a comunidade local e regional. Na atualidade, vem se observando, uma busca crescente de qualificação profissional nesta área pelo seu alto poder de empregabilidade e pelo impacto que suas  ações podem causar na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Sendo o principal desafio de este profissional ser agente multiplicador, deve envolver-se numa perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano e a natureza, de forma interdisciplinar e transdisciplinar.

A enfermagem vem expandindo sua atuação liberal e garantindo o espaço profissional do enfermeiro, afirmando este como conhecedor do cuidar. Esta atuação conquista mais espaço além dos tradicionais, em empresas de cuidado domiciliar, assessorias, auditorias e consultorias, ampliando o campo de atuação do enfermeiro.

O curso de graduação em Enfermagem da FAMEC tem a proposta de oferecer uma formação generalista, técnico-científica, político-social, ética e legal que o habilita a intervir no processo saúde-doença de forma crítica e a garantir a qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde. O currículo inclui disciplinas e atividades necessárias à formação de um profissional humanístico, crítico e ativo, ministradas por docentes com titulação compatíveis para a formação de futuros (as) enfermeiros (as).

 

OBJETIVOS

Formar profissionais Enfermeiros generalistas com senso crítico e reflexivo, atitude responsiva capazes de analisar e interferir no seu processo de aprendizagem, com sólida base conceitual e sintonizada com as evoluções sócio-econômico-tecnológicas.

O curso de Enfermagem da FAMEC, com base no objetivo geral delineou seus objetivos específicos:

  • Contribuir com a qualidade de vida e saúde da população Camaçariense através de práticas educativas que serão desenvolvidas nos cenários dos serviços de saúde.
  • Capacitar o discente para atuar frente à realidade sócio-econômico-política, cultural e de saúde das pessoas considerando os seus micro-espaços para a implementação de ações transformadoras no âmbito do processo saúde-doença.
  • Capacitar técnica e cientificamente a(o) discente para o gerenciamento dos processos de trabalho de enfermagem, desenvolvidos nas unidades de saúde, tanto nos níveis individual como coletivo, adequando-os às necessidades de saúde da população.
  • Preparar profissionais capazes de estimular o desenvolvimento de projetos junto à comunidade, motivando-a a interferir nos seus problemas de saúde, considerando os fatores sócio-econômicos, políticos e culturais que influenciam no processo saúde/doença;
  • Despertar no (a) discente o compromisso com os interesses da profissão, cooperando ativamente e incentivando-o a participar junto aos órgãos representativos da classe.

 

PERFIL DO EGRESSO

O profissional de Enfermagem formado pela FAMEC deverá possuir o seguinte perfil:

  • posicionar-se, criticamente, frente ao contexto sócio-político-econômico do país, atuando como agente de mudança;
  • reconhecer seu papel de educador compartilhando seu saber atuando como multiplicador do conhecimento, produzindo-o e transmitindo-o;
  • assumir conduta condizente com os princípios éticos da profissão e respeitar o ser humano em sua totalidade, reconhecendo sua dignidade, permitindo o desenvolvimento de suas potencialidades criativas, possibilitando-lhe liberdade de exercício de seus direitos de cidadania;
  • possuir consciência crítica da realidade da saúde do país e, por compreendê-la assumir atitudes e comportamentos efetivos para transformá-la através de sua ação/reflexão contínuas;
  • possuir curiosidade intelectual e utilizá-la em desenvolvimento do corpo de conhecimento em enfermagem, produzindo saber necessário e condizente com os interesses da população.
  • possuir competência técnica e política para o exercício da enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde, gerenciando recursos humanos e materiais para garantir a qualidade de assistência integral aos clientes;
  • participar da equipe multiprofissional, desenvolvendo trabalho coletivo em saúde, constituindo-se em referência através de ação comprometida com os interesses de saúde da população, reconhecendo os limites e as potencialidades desse trabalho, consolidando sua autonomia técnica em seu espaço de intervenção;
  • adotar metodologia de trabalho que oriente o planejamento de suas ações, como parâmetros para tomadas de decisões na organização do processo de trabalho de enfermagem, sistematizando as ações de modo a garantir a qualidade da assistência ao cliente;
  • estabelecer relações interpessoais, produtivas com o cliente, família, comunidade, equipe multiprofissional e equipe de enfermagem, interagindo profissionalmente de forma democrática.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O profissional Enfermeiro deverá ter competência e habilidades para:

  • prestar assistência ao paciente nos diferentes níveis de atenção do sistema de saúde, com competência técnico-científica.
  • utilizar de seu papel de educador junto ao paciente, família e à comunidade bem como junto à equipe de saúde, compartilhando e colocando seu saber a serviço dos interesses da maioria da população.
  • ter condição para identificar a filosofia da Instituição em que se encontra inserido, entendendo-a como influenciadora do processo decisório do serviço de enfermagem e como determinada pela estrutura de saúde do país.
  • ter sensibilidade para identificar e superar pontos de conflito inerentes ao processo coletivo de trabalho em saúde, consolidando sua autonomia técnica.
  • ter criatividade e iniciativa para desenvolver pesquisas no cotidiano de seu trabalho, visando a melhoria da assistência de enfermagem e formação do corpo de conhecimentos específicos.
  • ter compromisso constante com a atualização de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional, de modo a qualificar a coordenação do processo do cuidar.
  • ter capacidade para estabelecimento de relações democráticas com o paciente e equipe de enfermagem e
  • ter compreensão da saúde como decorrência das condições de vida e trabalho do país e capacidade para desenvolver ação transformadora da realidade social.
  • ter competência política e ousadia para assumir compromisso de luta pela preservação dos direitos do cidadão e pela valorização da profissão Enfermagem.
  • prestar o cuidado de enfermagem identificando as necessidades individuais e coletivas da população e seus determinantes, intervindo no processo saúdedoença com vistas à qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis atenção à saúde;
  • gerenciar a assistência de enfermagem, tomando decisões nos diferentes níveis de atenção à saúde;
  • desenvolver e participar de pesquisas bem como implementar os resultados das mesmas com vistas à evolução da prática de enfermagem e de saúde;
  • planejar e implementar ações de educação em saúde dirigidas à população;
  • avaliar continuamente os resultados e o impacto das ações desenvolvidas;
  • trabalhar articulado com profissionais de outras áreas da saúde e sociedade.

 

MATRIZ CURRICULAR

1º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
História da Enfermagem e Exercício

Profissional

 

36

2
Histologia e Embriologia Humana 72 4
Português 72 4
Biologia Molecular 72 4
Metodologia Científica 36 2
Anatomia Humana I 72 4
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380

2º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Bioquímica 72 4
Imunologia 72 4
Parasitologia Humana 72 4
Anatomia Humana II Anatomia Humana I 72 4
Sociologia 36 2
Estatística 36 2
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380

3º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Fisiologia Geral Anatomia Humana I e II 72 4
Microbiologia Biologia Molecular 36 2
Políticas Públicas 72 4
Epidemiologia Estatística 36
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 36 2
Antropologia 36 2
Psicologia Aplicada à Saúde 36 2
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380

4º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Fundamentos da Farmacologia Bioquímica 72 4
Semiologia e Semiotécnica I Anatomia Humana I e II 36
Nutrição e Dietética 72 4
Saúde Ambiental e Vigilância 36 3
Patologia Humana Fisiologia Geral 72 4
Primeiro Socorros 36 3
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380

5º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
SAE I Semiologia e Semiotécnica I 72 4
Assistência de Enfermagem na Saúde da

Criança e do Adolescente

Fisiologia Geral, Parasitologia Humana  

108

6
Saúde Coletiva Políticas Públicas 72 4
Semiologia e Semiotécnica II Semiologia e Semiotécnica I 72 4
Educação em Saúde 36 2
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380

6º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Assistência de Enfermagem em Clinica

Médica

Semiologia e Semiotécnica I Semiologia e Semiotécnica II  

108

 

6

Assistência de Enfermagem na Saúde da

Mulher e do Recém-nascido

 

Fisiologia Geral

 

108

6
SAE II SAE I 108 4
Deontologia e ética 36 2
Subtotal 360 18
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380

7º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Assistência de Enfermagem ao Paciente

Cirúrgico e CME

Semiologia e Semiotécnica I Semiologia e Semiotécnica II  

108

 

6

Gerência em Enfermagem em Rede

Básica

Semiologia e Semiotécnica I Semiologia e Semiotécnica II  

72

4
Assistência de Enfermagem em Saúde

Mental

72 4
Gestão de Recursos Matérias e

Patrimoniais

72 4
Subtotal 324 18
Atividades Complementares 20
Total do semestre 344

8º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Assistência de Enfermagem em Situações de Urgência, emergência e Serviços de Terapia Intensiva.  

Semiologia e Semiotécnica I Semiologia e Semiotécnica II

 

108

 

6

Assistência de Enfermagem na Saúde do

Idoso

Semiologia e Semiotécnica I Semiologia e Semiotécnica II 72 4
Enfermagem do Trabalho 36 2
Gerência em Enfermagem em Rede Hospitalar 72 4
Subtotal 288 16
Atividades Complementares 20
Total do semestre 308

9º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I 72 4
OPTATIVA I 36 2
OPTATIVA II 36 2
Estágio Curricular Supervisionado I 410
Subtotal 554 8
Atividades Complementares 20
Total do semestre 574

10º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
 

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC II

Trabalho de Conclusão de

Curso – TCC I

 

72

OPTATIVA III 36 2
OPTATIVA IV 36 2
Estágio Curricular Supervisionado II 420
Subtotal 564 4
Atividades Complementares 20
Total do semestre 584
Conteúdos curriculares/Disciplinas 3.060 74.81%
Atividades Complementares 200 4.89%
Estágio Supervisionado 830 20.30%
TOTAL GERAL DO CURSO 4,090 100%