Engenharia Ambiental – Bacharelado


banner-siteprancheta-5Renovação reconhecimento Portaria MEC nº. 917/2018 de 27/12/2018

Vagas: 50 Vespertino        50 Noturno

Duração: 10 Semestres

Coordenador: Prof. Dr. Erlander Alcântara

Contato: producao@famec.edu.br

 

O CURSO

O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  • identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • atuar em equipes multidisciplinares;
  • compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

 

OBJETIVOS

 

PERFIL DO EGRESSO

O Egresso deve ser um profissional capaz de atuar na preservação, monitoramento e restabelecimento do meio ambiente sobre modelos economicamente sustentáveis baseados nas políticas ambientais vigentes, nas áreas de preservação e uso de recursos naturais e na recomposição das regiões; de saneamento do meio; de matrizes energéticas; de controle da poluição e monitoramento de captação e tratamento de resíduos; de manejo de bioindicadores; de biotecnologia; de estações de abastecimento de água e de realização de estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA).

Ter sólida formação em ciências básicas e de engenharia, considerando que a evolução tecnológica se processa com muita rapidez, porém fundamentada em princípios básicos. Ter curiosidade e disposição para a pesquisa, gestão e para o contínuo aprendizado voltado para o desenvolvimento da Região. Ser um cidadão dotado de atitudes críticas com capacidade de avaliação, julgamento e iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento da região.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

A formação do Engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

Habilidades gerenciais e administrativas: capacidade de mobilização, liderança, iniciativa, visão estratégica, gerenciar e pesquisar sistemas de controle ambiental, capacidade de articulação e visão sistêmica.

Habilidades pessoais e interpessoais: capacidade de autoaprendizado; enfrentar problemas; sociabilidade e capacidade de trabalho em equipe; capacidade de expressão oral e escrita; capacidade de avaliar seu próprio trabalho e trabalhos dos outros; capacidade de organizar seu próprio estudo; capacidade de compreender e atuar em seu entorno social; capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.

Habilidades Técnicas: leitura e expressão por meios gráficos e analíticos, capacidade de utilizar novas tecnologias visando, com criatividade, novas aplicações, capacidade de obtenção, avaliação e uso de informações, visão crítica de ordens de grandeza, aplicação de conhecimentos teóricos, proporcionar condições de usufruir dos projetos do avanço cientifico e tecnológico.

 

MATRIZ CURRICULAR