Engenharia de Produção – Bacharelado


banner-siteprancheta-11Reconhecimento Portaria MEC nº. 917/2018 de 27/12/2018

Vagas:  50 Vepertino        50 Noturno

Duração:  10 semestes

Coordenador: Prof. Dr.  Roberto Batista da Silva Junior

Contato: producao@famec.edu.br

 

O CURSO

O curso de Engenharia de Produção visa formar profissionais competentes e capacitados para uma efetiva atuação na área de gestão empresarial, sendo capaz de gerenciar recursos financeiros e materiais; desenvolver políticas de gestão do conhecimento e de pessoas; elaborar, desenvolver e implantar projetos, pesquisas; políticas e estratégias empresariais.

O engenheiro de produção dedica-se ao desenvolvimento, implantação  e  manutenção de projetos que visam a melhoria e o pleno funcionamento de sistemas produtivos que envolvem pessoas , energia, materiais, tecnologia e informações. Também especifica, prevê e avalia os resultados obtidos utilizando-se de conhecimentos específicos de matemática, física, engenharia do produto, pesquisa operacional, logística, gestão ambiental, ergonomia e segurança do trabalho, dentre outros. Esse profissional atua em diversos campos: indústria metal-mecânica, têxtil, calçadista, elétrico, alimentício, moveleiro e químico.

 

OBJETIVOS

Entende-se que os cursos de graduação têm por função preparar indivíduos para o exercício de uma profissão. Porém, aliado ao conhecimento técnico, está a formação humanística, sendo ambos o compromisso da instituição para a formação de um cidadão crítico, reflexivo e consciente de seu papel na sociedade.

Busca-se uma Engenharia de Produção com uma abordagem diferente das engenharias tradicionais no seu escopo. Enquanto estas se fundam sobre áreas de conhecimento diretamente assentadas nas ciências da natureza, como mecânica, elétrica ou metalurgia, esta estabelece desde o início um vínculo forte com as ciências humanas, com o homem na complexidade do seu “produzir”, sem perder, no entanto, o seu vínculo tecnológico que garante à Engenharia de Produção atuar nas interfaces da Tecnologia com a Administração, a Economia, a Psicologia Industrial, a Matemática Aplicada, a Computação e outras disciplinas de que se utiliza.

Desta forma, compreende-se que o profissional da Engenharia de Produção, dadas as características da era do conhecimento, ou pós-industrial, com a sua formação orientada para a gestão de sistemas produtivos, seja o engenheiro com maior potencialidade para agregar competitividade aos sistemas produtivos nacionais.

 

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  • identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • atuar em equipes multidisciplinares;
  • compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

MATRIZ CURRICULAR