Engenharia Mecânica


DURAÇÃO: 10 SEMESTRES / VAGAS: 100 VAGAS / TURNO: NOTURNO

O CURSO

O curso de Engenharia Mecânica visa formar profissionais capacitados para uma efetiva atuação de projetos de manutenção de sistemas mecânicos em geral. Estando conectado em toda indústria, desenvolvendo máquinas e motores que permitem locomoção de pessoas e bens, fabricação de produtos em geral e geração de energia.

O engenheiro mecânico dedica-se ao desenvolvimento, implantação e manutenção de projetos que visam a melhoria e o pleno funcionamento de sistemas mecanizados que envolvem pessoas , energia, materiais, tecnologia e informações. Também especifica, prevê e avalia os resultados obtidos utilizando-se de conhecimentos específicos de matemática, física, mecânica, pesquisa operacional, logística, gestão ambiental, ergonomia e segurança do trabalho, dentre outros. Esse profissional atua em diversos campos: indústria metal-mecânica, têxtil, calçadista, elétrico, alimentício, moveleiro e químico.

OBJETIVOS

A Engenharia Mecânica da Unifamec busca uma abordagem de ensino e aprendizagem diferente das engenharias tradicionais no seu escopo. Esta estabelece desde o início um vínculo forte com as ciências humanas, com o homem na interação com as maquinas e suas funcionalidades.

Desta forma, compreende-se que o profissional da Engenharia Mecânica, dadas as características da era do conhecimento, ou pós-industrial, com a sua formação orientada para a gestão eficiente de sistemas mecanizados, seja o engenheiro com maior potencialidade para agregar vantagem competitiva nos segmentos que esteja inserido.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade, atuando em estudos e em projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas.

O desenvolvimento de competências compreende a capacidade do sujeito em articular e mobilizar os conhecimentos, as habilidades e atitudes desenvolvidas, colocando-as em ação para lidar com problemas e situações de complexidade variada. Nesta perspectiva, não se restringe somente, à aplicação de conhecimentos, mas explicita uma ação reflexiva e abertura para novas aprendizagens e experiências. Segue abaixo o perfil do egresso esperado (ADAPTADO RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019)

 

I – Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;

II – estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;

III – ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;

IV – adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;

V – considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;

VI – atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Para que os egressos do Curso de Engenharia Mecânica da UNIFAMEC correspondam ao perfil esperado torna-se imprescindível que ao longo do percurso formacional construam as competências para tanto.

A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto: projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;
  • Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia;
  • Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;
  • Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão;
  • Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.