Psicologia – Bacharelado


11-2Reconhecido pela Portaria SERES 704/2013 de 30/12/2015

Vagas: 50 Vespertino              50 Noturno

Duração: 10 semestres

Coordenador: Prof. Juliana Falcão Nunes

Formação: possui graduação em Psicologia e é especialista em  Psicologia Clínica com Ênfase em Psicoterapia da Criança e do Adolescente.

Contato: psicologia@famec.du.br

 

O CURSO

O curso de Psicologia da FAMEC procura formar profissionais capacitados a lidar com as interfaces entre esta ciência e os aspectos biológico, filosófico, histórico e metodológico do seu objeto profissional. Tendo como objetivo formar psicólogos preparados para atuar junto a equipe multidisciplinares, não tendo apenas foco no indivíduo, mas em contextos, grupos, práticas educativas e ações preventivas.

A atuação do Psicólogo está ligada à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também a comunicação interpessoal, ao desenvolvimento, ao acompanhamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, e a outros inúmeros comportamentos não citados.

Devido ao crescimento da evolução nas relações sociais ampliaram significativamente as opções para o psicólogo no mercado de trabalho. Na área de Saúde, a atuação na clínica psicológica é extremamente diversificada, enriquecida nos últimos anos com o reconhecimento da Neuropsicologia como uma especialização da Psicologia. Além da clínica, o psicólogo pode atuar na Saúde Pública, em Psicologia Hospitalar, em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Escolar, Psicologia Comunitária, Psicologia do Esporte, Psicologia Jurídica, Psicologia Ambiental, e em todos outros aspectos interligados as suas possibilidades de atuação.

 

OBJETIVOS

O curso de Psicologia da FAMEC tem como objetivo geral formar profissionais capacitados ao desempenho das suas atividades junto à comunidade, observando os princípios éticos, proporcionando ao acadêmico o conhecimento dos diferentes campos de atuação profissional, bem como as diferentes abordagens psicológicas desta ciência.

Dentro de uma perspectiva interdisciplinar, os objetivos específicos são:

  • formar profissionais com uma visão das áreas de atuação da Psicologia, alicerçados por uma sólida fundamentação teórica;
  • estimular o profissional a buscar o bem-estar e a qualidade de vida do ser humano, sem distinção de raça, situação social, credo ou ideologia política;
  • despertar no acadêmico de Psicologia a capacidade investigativa, incentivando-o à pesquisa científica;
  • propiciar o surgimento de modelos teóricos e práticos capazes de aprimorar a intervenção na realidade.

Esses objetivos estão em consonância com as políticas institucionais, uma vez que estas estão voltadas para o desenvolvimento atividades estruturadas de pesquisa e o desenvolvimento de um conjunto de atividades práticas associadas às disciplinas, pautadas nas questões éticas e interdisciplinares.

Os objetivos do Curso proporcionam ao discente o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • aquisição de conhecimentos na recolha e apresentação de dados científicos;
  • compreensão da diversidade de perspectivas necessárias para uma atuação profissional voltada para o ser humano;
  • compreensão da complexidade e multirreferencialidade que permeiam os fenômenos psicológicos;
  • respeito à ética nas relações com os clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisa e trabalhos científicos na área da psicologia.

 

PERFIL DO EGRESSO

O perfil dos egressos deve alinhar-se com traços intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais, consoante à inovação e aptos para a sua inserção nos diversos setores profissionais.

Assim, o perfil profissional desejado resulta das demandas sociais e culturais peculiaridades da região que está inserido, assim como as constantes da DCNs, (Resolução CNE/CES n° 8 de 7 de maio de 2004 e atualmente na Resolução CNE/CES n° 5 de 15 de março de 2011), devendo compreender os princípios e compromissos:

  • Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
  • Conhecer a amplitude do fenômeno psicológico, considerando os múltiplos referenciais e suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  • Compreensão do ser humano considerando a diversidade de perspectivas, incentivando a inter-relação com os diversos campos do conhecimento que possibilite a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
  • Exercício da cidadania e da profissão através da compreensão crítica e reflexiva dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País e da Região;
  • Promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades atuando em diferentes contextos levando em consideração as necessidades sociais e os direitos humanos;
  • Respeito à ética frente aos diferentes atores relativos à sua atuação profissional, tais como: com clientes e usuários, com colegas, com o público, assim como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
  • Aprimoramento e capacitação contínuos.

 

Deve capacitar o discente na sustentação técnica dos conhecimentos da área, gerando condições de avaliar criticamente os novos saberes que surgem na Psicologia, possibilitando uma atuação efetiva e flexível, possibilitando a adaptação às mudanças de sua área, articuladas às demandas da sociedade.

Na FAMEC, a formação teórica e prática serão priorizadas durante o Curso de Psicologia. Os acadêmicos passarão por um processo de desenvolvimento prático, ao longo do curso, como forma de adquirir conhecimentos e vivenciar a realidade de sua profissão. A observância a estes princípios representa uma possibilidade de melhor qualificação da formação, pois fornece ao futuro psicólogo uma visão global de seu campo de atuação. As atividades práticas comporão parte da carga horária de muitas disciplinas e os estágios básicos – planejados a partir do terceiro semestre – reforçarão princípios de aplicação discutidos nas atividades curriculares.

O Curso de Psicologia da FAMEC encontra-se comprometido com a formação de profissionais que dominem as competências e habilidades de sua área. Esta permitirá ao egresso atuar frente à realidade, indagando, buscando soluções para os problemas, assegurando a qualidade de vida dos indivíduos e a sua integração à comunidade.

  • Dessa forma, o perfil do profissional graduado em Psicologia pretendido por esta Instituição deverá ser de formação ampla e com adequada fundamentação teórico-prática. Comprometido com os resultados de sua ação e visando uma conduta profissional, o graduando deverá centralizar o desenvolvimento do seu trabalho por intermédio de critérios humanísticos e técnico-científicos, com base em referenciais éticos, capacidade de reflexão, desenvolvimento de competências interdisciplinares, fundamentados nos diferentes enfoques teóricos da Psicologia.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O tipo de formação acima descrito irá possibilitar a capacitação de um profissional capaz de:

a) Posicionar-se, criticamente, frente ao contexto sócio-político-econômico do país, atuando como agente de mudança;

b) Reconhecer seu papel de educador atuando como multiplicador do conhecimento, produzindo-o e transmitindo-o;

c) Reconhecer o significado da prática de Psicologia no contexto social;

d) Atuar de modo a evidenciar seu compromisso com:

  • o conhecimento científico;
  • a realidade na qual está inserido;
  • o cliente, família e comunidade;
  • a profissão;
  • o direito do cliente de receber assistência de Psicologia ;
  • as entidades de classe.

e) Posicionar-se eticamente em defesa dos direitos individuais e coletivos;

f) Prestar assistência de psicologia em diversos níveis de atenção à saúde;

g) Responsabilizar-se pela qualidade da assistência de psicologia enquanto:

  • coordenação técnica e científica da equipe de psicologia ;
  • articulação do processo do trabalho de Psicologia, internamente, com os demais trabalhadores de saúde e afins.

 

MATRIZ CURRICULAR

1º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Bases Biológicas do Comportamento 36 2
História e Epistemologia da Psicologia 72 4
Genética e Comportamento 36 2
Processos Psicológicos Básicos I 72 4
Metodologia Científica 36 2
Português 72 4
Técnicas de Observação do Comportamento 36 2
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380 20

2º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Sociologia 36 2
Filosofia 36 2
Teorias e Sistemas (Behaviorismo) 72 4
Processos Psicológicos Básicos II Processos Psicológicos Básicos I 72 4
Psicologia do Desenvolvimento I (Infância) 72 4
Psicologia Social I 72 4
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380 20

3º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Estatística 36 2
Antropologia 36 2
Teorias da Personalidade 36 2
Psicologia do Desenvolvimento II (Adolescência) Psicologia do Desenvolvimento I

(Infância)

72 4
Teorias e Sistemas (Psicanálise) 72 4
Psicologia Social II Psicologia Social I 72 4
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 36 2
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380 20

4º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Métodos de Trabalho Grupal 36 2
Psicologia do Desenvolvimento III (vida adulta e

envelhecimento)

Psicologia do Desenvolvimento II

(Adolescência)

72 4
Psicopatologia I 36 2
Metodologia da Pesquisa em Psicologia Metodologia Científica 36 2
Teorias e Sistemas (Gestalt) 72 4
 

Psicologia Escolar

 

72

 

4

Análise Experimental do Comportamento Teorias e Sistemas (Behaviorismo) 36 2
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380 20

5º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Psicologia, Gênero e Sexualidades 72 4
Teorias da Aprendizagem, Educação e Exclusão Social 72 4
Psicopatologia II Psicopatologia I 36 2
Técnicas de Exame Psicológico I 36 2
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I Teorias e Sistemas (Psicanálise,) 72 4
Psicologia Comunitária 36 2
Ética, Psicologia e Compromisso Social 36 2
Subtotal 360 20
Atividades Complementares 20
Total do semestre 380 20

6º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Psicologia Analítica Junguiana 72 4
Psicologia Organizacional e do Trabalho I 72 4
Psicoterapia Familiar e Atenção à Família 72 4
Técnicas de Exame Psicológico II Técnicas de Exame Psicológico I 36 2
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II Teorias e Técnicas Psicoterápicas I 72 4
Subtotal 324 18
Estágio Supervisionado Básico I 100 2
Atividades Complementares 20
Total do semestre 444 20

7º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Optativa I 36 2
Psicofarmacologia 36 2
Neuroanatomia, Fisiologia e Comportamento 36 2
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III Teorias e Técnicas Psicoterápicas II 72 4
Psicologia Organizacional e do Trabalho II Psicologia Organizacional e do Trabalho I 72 4
Psicologia da Saúde 72 4
Subtotal 324 18
Estágio Supervisionado Básico II 100 2
Atividades Complementares 20
Total do semestre 444 20

8º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS Pré-requisito CH Total N° Aulas
Seminários: Projeto Integrador 98 2
Optativa II 36 2
Estudo das Dependências Químicas 36 2
Psicologia e Inclusão Social 36 2
ÊNFASE 1: Psicologia nas Práticas Clínicas, na prevenção e promoção da saúde
Infância e Adolescência em Risco Psicossocial 36 2
Psicologia Hospitalar 72 4
Subtotal 314 14
Estágio Profissional I Estágio Supervisionado Básico II e

Teorias e Técnicas Psicoterápicas III

100 2
Atividades Complementares 20
Total do semestre 434 16

9º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS

Pré-requisito

CH Total N° Aulas
Seminários: Projeto de Pesquisa e Extensão 98 2
Psicologia e Necessidades Especiais 36 2
Trabalho de Conclusão do Curso I (Monografia) Metodologia da Pesquisa em Psicologia 54 2
ÊNFASE 1: Psicologia nas Práticas Clínicas e na prevenção e promoção da Saúde
Políticas Públicas em Saúde 72 4
Prática em Atenção à Saúde Psicologia da Saúde 72 4
Subtotal 332 14
Estágio Profissional II Estágio Profissional I 140 2
Atividades Complementares 20
Total do semestre 492 16

10º SEMESTRE

CONTEÚDOS/DISCIPLINAS

Pré-requisito

CH Total N° Aulas
Trabalho de Conclusão do Curso II (Monografia) Trabalho de Conclusão do Curso I

(Monografia)

200 2
ÊNFASE 1: Psicologia nas Práticas Clínicas e na prevenção e promoção da Saúde
Terapia Comunitária 72 4
Psicologia e Direitos Humanos 72 4
OPTATIVA III 36 2
Subtotal 560 12
Estágio Profissional III Estágio Profissional II 220 2
Atividades Complementares 40
Total do semestre 820 14
Conteúdos curriculares/Disciplinas 3196 78,79%
Atividades Complementares 200 4,93%
Estágio 660 16,27%
TOTAL GERAL DO CURSO 4056 100%

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS CH
LIBRAS 36
Psicologia Jurídica 36
Psicossomática 36