Pedagogia – Licenciatura


banner-siteprancheta-8Renovação reconhecimento Portaria MEC nº. 917 de 27/12/2018

Vagas: 50 Vespertino              50 Noturno

Duração: 8 semestres

Contato: pedagogia@famec.edu.br

 

O CURSO

O curso de Pedagogia oferecido pela FAMEC é voltado para a escola e para a empresa, com duração de quatro anos, tendo como finalidade formar profissionais com uma visão crítica e transformadora do fazer pedagógico. O objetivo maior do curso oferecido pela FAMEC é integrar a ação docente, a gestão, a pesquisa e a extensão no espaço institucional bem como nos diversos campos oferecidos por uma sociedade complexa em constante transformação. Este curso atende as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. O seu currículo inclui disciplinas práticas e teóricas que  contribuem  para a formação de um profissional capaz de atuar tanto no âmbito escolar quanto empresarial, pois a gestão de pessoas e a gestão de conhecimento constituem-se no eixo norteador da formação deste profissional diferenciado.

 

OBJETIVOS

O curso de Pedagogia, aqui proposto, objetiva formar um pedagogo que articule a dupla dimensão: docência e gestão educacional orientado pela pesquisa como princípio educativo; capaz de avaliar as políticas educacionais; diagnosticar, propor, executar, acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares, nos movimentos sociais, nas Organizações não Governamentais- ONGS e nas empresas.

 

Concebida assim, esta dupla dimensão será materializada pela:

  • Docência- entendida como base da formação do pedagogo, contribuirá para que ele atue na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio Modalidade Normal, em instituições de ensino formal e não formal;

 

  • Gestão em educação- compreendida como conjunto de conhecimentos e ações que fomentam a participação democrática no âmbito dos sistemas e das instituições que lidam direta ou indiretamente com educação, ampliando, assim, a atuação para além do espaço da sala de aula e da escola. Os conhecimentos sobre gestão oferecidos pelo curso possibilitarão ao pedagogo a reflexão sobre as possibilidades de vir a exercer funções como: gestor educacional, coordenador pedagógico, orientador educacional, coordenador de projetos e funções correlatas nas instituições de ensino e de educação profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas na quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

 

OBJETIVO GERAL

 

Formar o pedagogo que articule a dupla dimensão: docência e gestão educacional orientado pela pesquisa como princípio educativo; capaz de avaliar as políticas educacionais; diagnosticar, propor, executar, acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares, nos movimentos sociais, nas Organizações não Governamentais, ONGS e nas empresas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Atuar na Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio modalidade normal em instituições de ensino Formal e Não Formal;

 

  • Fomentar a participação no âmbito dos sistemas e das instituições que lidam direta ou indiretamente com educação ampliando assim a atuação para além do espaço da sala de aula.

 

PERFIL DO EGRESSO

O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Parágrafo único. Para a formação do licenciado em Pedagogia é central: I – o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; II – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional; III – a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

  • planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
  • planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
  • produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O profissional a ser formado deve estar apto para analisar problemas e apresentar habilidades específicas próprias do saber educativo. Dentre os conhecimentos e competências a serem apresentadas pelo estudante ao final de sua formação no Curso de Pedagogia, destacamos alguns em prioridade, a saber:

  • Mostrar compreensão da complexidade que rege as relações entre educação e a realidade social em suas diferentes manifestações;
  • Manifestar conhecimentos relativos ao campo da educação no Brasil, bem como no domínio dos fundamentos das Ciências Humanas;
  • Ser capaz de atuar no exercício do magistério, na educação infantil, nas séries iniciais do fundamental, bem como na gestão de processos educativos formal e não- formal;
  • Produzir e difundir conhecimentos no campo educacional, participando de debates, seminários e de trabalhos científicos, articulados à sua formação de professor pesquisador;
  • Ser capaz de organizar, planejar, coordenar, acompanhar e avaliar diferentes sistemas de ensino e processos educativos escolares e não – escolares;
  • Analisar e/ ou elaborar políticas públicas na área de educação;
  • Elaborar projeto pedagógico relacionando as atividades as atividades de ensino e administração, norteado por valores coletivos como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
  • Atender aos estudantes com necessidades especiais em diferentes níveis da organização escolar, assegurando seus direitos de cidadania;
  • Atuar no exercício da docência da educação de jovens e adultos;
  • Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias de informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Analisar o espaço educativo como um lugar de formação de sujeitos, orientado pela ética dos direitos humanos e pela organização democrática da sociedade;
  • Propor respostas criativas aos problemas educacionais e socioculturais, apresentando medidas que visem superar a exclusão social e melhorias na qualidade de ensino;
  • Articular o saber acadêmico, a pesquisa e a prática educativa referenciada pelas dimensões ética e estética, para pensar as relações e tensões presentes no exercício profissional em âmbitos escolares e não- escolares;
  • Desenvolver uma estrutura de aprendiz com disposição permanente para atualizar-se e transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional;

Ser capaz de adaptar-se e lidar com as rápidas mudanças no ambiente e com os novos processos organizacionais no campo da educação.