Extensão


extensao-universitaria

A extensão é vista como oportunidade de favorecer o aprendizado dos alunos e ser uma ocasião de prática e aplicação dos saberes construídos. A extensão ainda tem ênfase em atividades que resultem no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da comunidade, em que a IES está inserida. Neste sentido a extensão que se propõe, prioritariamente, tem foco regional, de forma a atender demandas desta sociedade.

As atividades de extensão serão regulamentadas e podem assumir a forma de programas, projetos, cursos e de serviços de natureza técnica, educacional, cultural e social prestados à comunidade em geral, com abrangência tanto à pessoa como a instituições públicas e privadas.

As ações extensionistas devem considerar o momento privilegiado de consolidação da teoria – prática, na relação ensino- extensão, bem como do fomento à interação ensino, iniciação científica/práticas de investigação e extensão. Pelos pressupostos, elencam-se as seguintes políticas para a extensão na FAMEC:

– Manter e ampliar as atividades de extensão na IES;

– Criar programas de extensão, articulados com o ensino e a investigação, que se inserem no atendimento à população de baixa renda e com foco no desenvolvimento regional;

– A extensão deve contemplar diversas modalidades, tais como programas, projetos, cursos, eventos e serviços, na perspectiva do desenvolvimento sustentável;

– A extensão deve considerar uma formação voltada ao exercício da cidadania e às experiências para o trabalho, em uma concepção de contribuição à transformação social;

– Todos os PPCs devem prever e desenvolver atividades de extensão, em suas várias modalidades;

– Propiciar, por meio da extensão, ações interdisciplinares e transversais do conhecimento.

 

Regulamento da Extensão FAMEC

 

PROJETOS DE EXTENSÃO:

  • Projeto Parceiros da Educação (2019-2021)
  • Projeto Retratos do Cotidiano Nas Lentes da FAMEC (2019-2021)
  • Projeto Nas ondas da FAMEC (2019-2021)
  • Infâncias: Saberes e praticas Socioeducacionais (2017-2021)
  • Programa Balcão de Justiça e Cidadania
  • Suporte básico de vida para leigos; (2018)
  • Saúde no envelhecer: diálogos e praticas; (2018-2019)
  • Estudo da qualidade de vida dos moradores da comunidade verde Horizonte/Camaçari; (2018-2019)
  • Estimulação essencial-Uma nova maneira de crescer; (20º7-Atualidade)
  • Direito do consumidor e sua aplicabilidade efetiva (2017-1- 2018-1);
  • Contando e Encantando (2019-2);

Para a iniciação científica, considera-se de fundamental importância formar profissionais com autonomia intelectual, e pensamento reflexivo, que se manifestem na forma de compreensão de elaboração de trabalhos científicos para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, o que contribuirá para a autonomia intelectual do discente.

Considerando estas premissas, estabelecem as seguintes políticas para a iniciação à pesquisa:

– Provisão de fundos para pesquisa, estabelecidos na proposta orçamentária anual;

– Oferta de acervo bibliográfico, sistemas de informação e outros recursos materiais;

– Divulgação dos resultados da pesquisa e publicação dos temas considerados relevantes para a educação, a cultura, as ciências sociais aplicadas e/ou a tecnologia;

– Incentivo à participação em atividades de iniciação à pesquisa, das quais deriva a criação de novos cursos de pós-graduação;

– Promoção de eventos de natureza científica ou técnico-profissional;

– Estímulos e apoio a seus professores a fim de participarem de eventos de caráter científico, técnico, cultural ou educacional;

– Inclusão de disciplinas de metodologia da pesquisa nos currículos;

– Inclusão de trabalho de conclusão de curso, com orientação docente, nos cursos de graduação na modalidade bacharelado e licenciatura;

–   Promoção de, pelo menos, uma jornada anual de iniciação científica, com a publicação de anais;

– Publicação de editais para as atividades de iniciação científica, na forma de projetos de iniciação científica.

 

Regulamento da Iniciação Científica FAMEC

 

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA:

  • Avaliação dos hábitos de vida frente às doenças vasculares periféricas; (2017-2020);
  • Sala de aula tecnológica: desafios e possibilidades à pratica docente nos anos iniciais do ensino fundamental; (2017-2019)
  • A redução da maioria penal e efetivação dos direitos humanos e da justiça em Camaçari; (2017-1-2018-1)
  • Cooperação Internacional em matéria de direitos humanos: os contornos da dignidade da pessoa humana, do gênero e da violência na efetivação dos direitos e garantias fundamentais; (2017-1-2018-1)
  • O direito como medida de proteção ao meio ambiente artificial; (2017-1-2018-1)
  • Constitucionalização do direito civil e proteção dos direitos humanos nas relações civis contemporâneas; (
  • 2017-1-2018-1).
  • Dispositivo de processamento inteligente de dados; (2017-1-2018-1)
  • As relações raciais na atuação professional das (os) psicólogas (os) que atuam no Sistema único da Assistência Social (SUAS) no Município de Camaçari (2019-1).
  • Intervenção escolar: Atuação e reflexão das práticas sociais escolares (2019-1).