A extensão é vista como oportunidade de favorecer o aprendizado dos alunos e ser uma ocasião de prática e aplicação dos saberes construídos. A extensão ainda tem ênfase em atividades que resultem no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da comunidade, em que a IES está inserida. Neste sentido a extensão que se propõe, prioritariamente, tem foco regional, de forma a atender demandas desta sociedade.
As atividades de extensão serão regulamentadas e podem assumir a forma de programas, projetos, cursos e de serviços de natureza técnica, educacional, cultural e social prestados à comunidade em geral, com abrangência tanto à pessoa como a instituições públicas e privadas.
As ações extensionistas devem considerar o momento privilegiado de consolidação da teoria – prática, na relação ensino- extensão, bem como do fomento à interação ensino, iniciação científica/práticas de investigação e extensão. Pelos pressupostos, elencam-se as seguintes políticas para a extensão na FAMEC:
– Manter e ampliar as atividades de extensão na IES;
– Criar programas de extensão, articulados com o ensino e a investigação, que se inserem no atendimento à população de baixa renda e com foco no desenvolvimento regional;
– A extensão deve contemplar diversas modalidades, tais como programas, projetos, cursos, eventos e serviços, na perspectiva do desenvolvimento sustentável;
– A extensão deve considerar uma formação voltada ao exercício da cidadania e às experiências para o trabalho, em uma concepção de contribuição à transformação social;
– Todos os PPCs devem prever e desenvolver atividades de extensão, em suas várias modalidades;
– Propiciar, por meio da extensão, ações interdisciplinares e transversais do conhecimento.
PROJETOS DE EXTENSÃO:
- Projeto Parceiros da Educação (2019-2021)
- Projeto Retratos do Cotidiano Nas Lentes da FAMEC (2019-2021)
- Projeto Nas ondas da FAMEC (2019-2021)
- Infâncias: Saberes e praticas Socioeducacionais (2017-2021)
- Programa Balcão de Justiça e Cidadania
- Suporte básico de vida para leigos; (2018)
- Saúde no envelhecer: diálogos e praticas; (2018-2019)
- Estudo da qualidade de vida dos moradores da comunidade verde Horizonte/Camaçari; (2018-2019)
- Estimulação essencial-Uma nova maneira de crescer; (20º7-Atualidade)
- Direito do consumidor e sua aplicabilidade efetiva (2017-1- 2018-1);
- Contando e Encantando (2019-2);
Para a iniciação científica, considera-se de fundamental importância formar profissionais com autonomia intelectual, e pensamento reflexivo, que se manifestem na forma de compreensão de elaboração de trabalhos científicos para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, o que contribuirá para a autonomia intelectual do discente.
Considerando estas premissas, estabelecem as seguintes políticas para a iniciação à pesquisa:
– Provisão de fundos para pesquisa, estabelecidos na proposta orçamentária anual;
– Oferta de acervo bibliográfico, sistemas de informação e outros recursos materiais;
– Divulgação dos resultados da pesquisa e publicação dos temas considerados relevantes para a educação, a cultura, as ciências sociais aplicadas e/ou a tecnologia;
– Incentivo à participação em atividades de iniciação à pesquisa, das quais deriva a criação de novos cursos de pós-graduação;
– Promoção de eventos de natureza científica ou técnico-profissional;
– Estímulos e apoio a seus professores a fim de participarem de eventos de caráter científico, técnico, cultural ou educacional;
– Inclusão de disciplinas de metodologia da pesquisa nos currículos;
– Inclusão de trabalho de conclusão de curso, com orientação docente, nos cursos de graduação na modalidade bacharelado e licenciatura;
– Promoção de, pelo menos, uma jornada anual de iniciação científica, com a publicação de anais;
– Publicação de editais para as atividades de iniciação científica, na forma de projetos de iniciação científica.
Regulamento da Iniciação Científica FAMEC
PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA:
- Avaliação dos hábitos de vida frente às doenças vasculares periféricas; (2017-2020);
- Sala de aula tecnológica: desafios e possibilidades à pratica docente nos anos iniciais do ensino fundamental; (2017-2019)
- A redução da maioria penal e efetivação dos direitos humanos e da justiça em Camaçari; (2017-1-2018-1)
- Cooperação Internacional em matéria de direitos humanos: os contornos da dignidade da pessoa humana, do gênero e da violência na efetivação dos direitos e garantias fundamentais; (2017-1-2018-1)
- O direito como medida de proteção ao meio ambiente artificial; (2017-1-2018-1)
- Constitucionalização do direito civil e proteção dos direitos humanos nas relações civis contemporâneas; (
- 2017-1-2018-1).
- Dispositivo de processamento inteligente de dados; (2017-1-2018-1)
- As relações raciais na atuação professional das (os) psicólogas (os) que atuam no Sistema único da Assistência Social (SUAS) no Município de Camaçari (2019-1).
- Intervenção escolar: Atuação e reflexão das práticas sociais escolares (2019-1).